Você precisa conhecer... História da igreja!
10/04/2011
Um resumo histórico da igreja, disponível pra você.
Talvez você já tenha ouvido ou lido que alguns desses personagens aqui apresentado tenham sido considerados hereges pela igreja. A pergunta é: Qual igreja? Será a mesma que considera hereges todos os que discordam dela? De onde parte as acusações? daqueles que sempre foram os perseguidores?
Todos nós temos alguma ideia que outrem discorda, somos todos hereges? Quanta discórdia sempre ouve entre os pais da igreja. O que não se pode discordar são as doutrinas fundamentais do cristianismo. Mas, ideias são apenas ideias.
Homens como: Irineu de Lyon, Inácio de Antioquia, Cipriano de Cartago, Clemente de Roma, Clemente de Alexandria, Policarpo de Esmirna, Tertuliano de Cartago e outros. Nunca partilharam nem comungaram com o ensinamento paganizado da igreja que estava em Roma! E o interessante é que alguns dos pais da igreja não foram considerados hereges mesmo tendo manifestado opiniões diferentes a da igreja romana; Homens como: Orígines, Eusébio, Cipriano e até o próprio Agostinho de Hipona.Graças a Deus que sempre existiram homens fiés a verdadeira fé cristã em toda história!
Imagine: O primeiro concílio realizado na cidade de Nicéia em 325 só compareceram 318 bispos (com certeza a grande maioria presente era simpatizante do regime cristão romano), para tomarem decisões concernentes as disputas doutrinarias da época. Isso nos mostra que a maior parte dos bispos ( os que não compareceram nesse concilio ) não simpatizava com as ideias romanas.
Os bispos de Roma - principalmente a partir do final do terceiro século - achavam-se superiores aos demais bispos de outras localidades. O certo é que a igreja em Roma não era a primeira igreja que Cristo instituiu, pelo contrario; foi a primeira igreja que destituiu a Cristo e o verdadeiro cristianismo. Abraçando praticas pagã e submetendo-se aos prazeres mundanos.
Vejamos o que relatou Hermas de Roma já no século II : “Eu me dirijo agora aos chefes da Igreja e àqueles que ocupam os primeiros lugares. Não vos torneis semelhantes aos envenenadores. Eles levam seus venenos em frascos. Vós tendes vossa poção e veneno no coração. Estais endurecidos, recusais purificar vossos corações para temperar, com o coração puro, vosso pensamento na unidade, a fim de obter a misericórdia do grande Rei. Atenção, portanto, meus filhos, para que essas divisões não tirem a vossa vida. Como pretendeis ensinar os eleitos do Senhor, se vós mesmos não tendes (vivido) a instrução?. ” ( capitulo 17, O pastor – Hermas de Roma )
“...Sempre foram (existiram) fiéis e bons, mas têm entre si inveja (desejo) pelos primeiros lugares e por alguma honraria. Todos eles são loucos em rivalizarem entre si pelos primeiros postos... Ora, nesses mandamentos nada se diz de primeiros lugares, nem de alguma honraria, mas fala-se da paciência e humildade do homem...” ( capitulo 73, O pastor – Hermas de Roma )
Vale frisar: Roma não era a sede do cristianismo e nem a igreja em Roma era a única igreja de Cristo. A grande maioria dos cristãos estava fora de Roma ( Houve muitos verdadeiros cristãos em Roma e bispos que foram fiéis a Deus principalmente entre aqueles que viveram até o inicio do terceiro século). Roma apenas continha uma pequena comunidade cristã, como também existia cristãos em Alexandria, em Bizâncio ( Constantinopla ), em Heriapolis, em Antioquia, em Lyon, em Cartago, em Hipona, em Esmirna, na Frígia, em toda Síria, na Espanha, na Ásia menor e muitas outras cidades e países.
A instituição denominada igreja católica apostólica romana, surgiu justamente quando os ambiciosos bispos de Roma queriam dominar o mundo cristão, achando-se os imperadores da fé.
4º século: O cristianismo com o imperador Constantino 1º tem “liberdade” no império romano. Os líderes da igreja em Roma são prestigiados com muitos cargos públicos, o poder estar nas mãos. Tudo o que os lideres da igreja em Roma queriam. A prova disso é que a partir de então todas as decisões são impostas com ameaças.
Conheça um pouco da história do cristianismo e aprenda a discernir entre o cristianismo instituição e o cristianismo dos verdadeiros cristãos. Devemos ter bastante cuidado em comentar sobre determinados personagens e grupos cristãos do passado sem que antes analisemos minuciosamente.
A grande maioria das informações que chegaram até nós, é de autoria dos perseguidores. Até porque os registro dos perseguidos (condenados), em quase sua totalidade foram destruídos juntamente com os seus autores.
Estas são as fontes consultadas deste pequeno histórico da igreja:
Documentos da Igreja Cristã, Henry Bettenson
Menno Simons sua vida e escritos, H. S. Bender, John Horsch
Enciclopédia Mirador Internacional
O testemunho dos séculos, Emílio Conde
A era dos mártires, Justo Gonsalez
História Eclesiástica, Eusébio de Cesárea
Entre os Gigantes de Deus, James Innell Packer
Scots Worthies, John Howie
John Knox, Jasper Godwin Ridley
As confissões, Agostinho de Hipona
Retractationum, Agostinho de Hipona
A cidade de Deus, Agostinho de Hipona
De Peccatorum Meritis Et Remissione... , Agostinho de Hipona
De Trinitate, Agostinho de Hipona
História dos Hebreus, Flávio Josefo
Apologia, Tertuliano de Cartago
De Carne Cristi, Tertuliano de Cartago
O pastor, Hermas de Roma
Os Mártires do Coliseu, A.J. O'Reilly
História das Inquisições, Francisco Bethencourt
A Igreja medieval, José Luiz Del Roio
A inquisição, Anita Waingort Novinsky
Escola da Fé - Sagrada Tradição - Volume 1, Prof. Felipe Aquino
O Sacerdócio, João Crisostomo
Malleus Maleficarum – O Martelo das Feiticeiras, Cristine Vieira Vilarino
Demonstração de pregação apostólica, Irineu de Lyon
Contra as Heresias, Irineu de Lyon
Documentário:
Secret Files of the Inquisition, David Rabinovitch
Sites pesquisados:
pt.wikipedia.org
www.monergismo.com
www.cacp.org.br
www.catolicismo.com.br
www.obreiroaprovado.com
www.ecclesia.com.br
www.cleofas.com.br
Um grande abraço na paz do Senhor Jesus!
Aldrain Lima