18 Reflexões - Pensando Bem, com Dinho Lima
1ª ) - Quando devo falar em outras línguas no culto? -- Pensando Bem,com Dinho Lima
1ª Co 12.7 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.
10 ...a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.
11 Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.
O falar em línguas é um dos dons do Espírito Santo como também são os dons de curas, de revelação, de profecia e outros; é o Espírito Santo quem usa como lhe apraz, pra realizar a Vontade de Deus e tem um porquê. É pra um fim proveitoso!
Como os demais dons, o falar em línguas, não acontece quando eu quero; é quando o Espírito quiser usar!
Ninguém que recebeu o dom de curas, sai por aí curando quem quer ou quando quer.
Da mesma maneira é o falar em línguas; não é quando eu quero ou quando eu me emociono; ou ainda eu falar palavras sem sentido que me vier a mente.
Da mesma maneira que o Espírito Santo usa seus servos na operação dos outros dons, também acontece com o dom de línguas.
ELE usa com e pra uma finalidade, há um porquê. Não é sem objetivos!
Basta entender isto: falar em línguas é um dos dons do Espírito Santo, ELE usa quem quer, como quer e quando ELE quer, sempre com a finalidade de glorificar a Deus; nunca para causar escândalos.
E pra não haver escândalo, Paulo aconselha:
"1ª Co 14.13 Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.
26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.
27 No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete."
- 28 Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus.
1ª Co 14:2 Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
Se não há interprete, ninguém ali presente vai entender; e se não há interprete tal manifestação não é pra igreja. É entre você e Deus. Então cale-se pra igreja; fale consigo mesmo, fale baixinho, fale em espírito, fale com Deus!
-- Mateus 11.27 -- É um privilégio incomensurável, inexplicável!
2ª) - A graça pouco desejada – parte da mensagem 11/03/18 – Pensando Bem, com Dinho Lima
Aprendemos desde muito cedo que a graça é o favor imerecido. É a graça, algo que está muito além dos nossos merecimentos.
Justamente por essa razão a graça é de graça. Nós não merecemos!
No entanto, na nossa ideia do que seja graça, enquadram-se apenas as coisas felizes que recebemos, as saborosas e amáveis manifestações das bênçãos de Deus sobre nós (Ef. 1:3).
Nunca pensamos em graça como privilégio de sofrer.
Todavia, também esta dimensão está presente na teologia do que a graça de Deus se manifesta:
“Por que vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo, e não somente crerdes nele...” (Fp. 1:29).
Sem dúvida tal conceito não tem nada de convidativo e empolgante para muita gente. Nosso mundo é a cada dia mais, patrocinador da ideia do não-sofrimento. De que quem é fiel não sofre!
Mas a bíblia diz que é um privilégio de Deus (um favor imerecido) o padecer por Cristo; é uma bem-aventurança. Mt 5.11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
Além da graça de sofrer, há ainda uma outra graça indesejável – aliás, bem poucos a vêm como graça, como privilégio, como favor imerecido de Deus. Trata-se da graça de contribuir; de ajudar.
Paulo diz aos coríntios:
“Também irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus, concedida as igrejas da Macedônia; por que no meio de muita prova e tribulação manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade” (II Cor. 8:1 e 2).
O apóstolo prossegue dizendo que era tão grande a consciência que tomava os irmãos macedônios de que contribuir era um favor imerecido, que eles suplicaram com “muitos rogos a graça de participarem da assistência aos santos” (II Cor. 8:4).
Essa atitude dos macedônios contraria uma ideia corrente e comum a muita gente; a que diz: “Senhor me abençoa pra eu poder ajudar!”
Os irmãos macedônios passavam por provas e tribulações e uma profunda pobreza; eram eles que precisavam ser ajudado; mas eles tinham aprendido que era graça de Deus (favor imerecido de Deus) para eles, o privilégio de ajudar os irmãos necessitados em Jerusalém. Mesmo no pouco que tinham eles foram generosos!
Lamentavelmente são poucos os que entende o ensinamento do Senhor Jesus na multiplicação em João 6.
A imensa maioria pensa como os discípulos pensaram: O que temos não dar pra ajudar ninguém; não dar nem pra nós mesmo! ... João 6.9 Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?...
3ª) - O culto que agrada a Deus! – parte da mensagem 06/03/2018 – Pensando Bem, com Dinho Lima
Romanos 12.1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
ELE entra no templo e fica a observar, líderes relapsos e coniventes com erros; povo sem compromisso com Deus. A falta de responsabilidade O deixa indignado e ELE começa a derrubar as mesas, expulsar os vendedores, soltar o chicote em rebeldes e diz: a casa do meu Pai será chamada casa de oração... Mateus 21.12-16
O ensino antigo era: preparar a oferta pra Deus antecipadamente, cuidar dela; santificá-la; se era um animal, tinha que ser sem defeito, ele era tratado com cuidado até o dia em que seria oferecido ao SENHOR; havia uma preparação – uma santificação pra esse grande dia (dia do culto).
Não foi isso que o Senhor Jesus viu ao entrar no templo. Ali você não precisava mais se preocupar em se preparar ou santificar sua oferta durante meses pra entregar no culto; na frente do templo tinha tudo pronto(tinha o quite culto). Era só chegar comprar e entregar aos líderes.
Isso foi explicitamente reprovado pelo MESTRE!
Hoje nós estamos presenciando o que Jesus reprovou naqueles dias; pessoas totalmente descompromissadas com Deus vão aos templos sem preparar nada pra entregar ao SENHOR, alguns vão esperando pelo quite do pregador ou do líder, acreditando que o quite-culto do pregador vai servir pra ele também.
Hoje não precisamos mais preparar um animal durante meses para apresentar ao Senhor em sacrifício; hoje as Sagradas Escrituras ensinam que é o nosso corpo que temos que sacrificar ao Senhor. E tem que ser um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (sacrifício com vida, consagrado e do jeito que Deus se agrada); tem que haver uma preparação antes de ir cultuar ao Senhor; tem que apresentar-se como oferta com essas qualidades.
Se assim não for, não pode ser um culto racional; e, se não é racional é o que mesmo?
4ª) - Podemos julgar atitudes de outrem? – Pensando Bem, com Dinho Lima
Os textos mais usados pra quem diz que não; é Mateus 7:1,2 e também Romanos 14:4,10
Analisando o assunto:
Se a expressão JULGAR tem sentido de “condenar ou punir; culpar ou desprezar”... Como os textos acima; De fato não devemos agir assim!
Não podemos culpar ou desprezar um possível inocente; ou, condenar alguém sem provas.
Veja também:
“Lucas 6:37 Não julgueis [culpeis], e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados”.
Mas se a expressão JULGAR traz o sentido de “analisar, sondar, estudar ou examinar”...
Então não há nenhum problema esse juízo! Pois as Escrituras apoiam.
Veja:
“1ª Coríntios 6:2 Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
5 Para vos envergonhar o digo. Será que não há entre vós sequer um sábio, que possa julgar entre seus irmãos?
1ª Co 14:29 E falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem.
1ª João 4:1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai [julgai, analisai, testai] se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”.
Não pode ser um julgamento ou uma analise tendenciosa, mas de maneira justa.
Veja:
“João 7:24 Não julgueis segundo a aparência, mas sim, julgueis pela reta justiça”.
Então se é pra analisar a situação, se é pra averiguar o caso ou examinar uma questão; temos sim que julgar!
Pois só podemos conhecer as árvores analisando, examinando seus frutos...
Porque árvore da acerola é parecida com a da pitanga, a do araçá parece com a da goiaba, a graviola parece com a pinha...
Mateus 7:15-20 e “Lucas 6:43 Porque não há árvore boa que dê mau fruto nem tampouco árvore má que dê bom fruto.
44 Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois dos espinheiros não se colhem figos, nem dos abrolhos se vindimam uvas.
45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”.
5ª) - Sintetizando Mateus 7:1-6 - Pensando Bem, com Dinho Lima
1 Não julgueis, para que não sejais julgados.
= Não culpe sem provas, para que você não venha ser o culpado de ter acusado um inocente.
2 Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.
= Da maneira que você condenar alguém inocente, essa condenação volta pra você.
3 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?
= Você que mostra um defeito pequeno nos outros, e não enxerga que o maior erro está em você?
4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
= Analise primeiro pra poder enxergar de maneira correta; tire a trave do seu olho!
5 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.
= Fingido! Como podes querer consertar os outros se teu erro é maior? O dele é um argueiro, o teu é uma trave.
6 Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem.
= Você pode está invertendo, priorizando quem não valoriza, e, dando valores a quem te desconsidera; Esse mesmo pode te destruir.
6ª) - Sempre alerta! Pensando Bem, com Dinho Lima
Mateus 13:22 E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
Mateus 7:26,27 Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como alguém sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!
2ª Pedro 2:21 Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.
7ª) - A subtileza do mal - Pensando Bem, com Dinho Lima
Um burro estava amarrado a uma árvore.
Veio um demônio e o soltou.
O burro entrou na horta de camponeses vizinhos e começou a destruir tudo.
A mulher do dono da horta, quando viu aquilo, pegou o rifle e matou o burro.
O dono do burro viu o burro morto, ficou enraivecido e também pegou seu rifle e atirou contra a mulher.
Ao voltar para casa, o camponês encontrou a mulher morta e matou o dono do burro.
Os filhos do dono do burro, ao ver o pai morto, queimaram a fazenda do camponês.
O camponês, em represália, os matou.
Aí perguntaram ao demônio por que você fez isso? Ele respondeu:
– “Não fiz nada, só soltei o burro”!
Porque ele sabe que o resto é a nossa maldade quem faz.
Por isso vamos pensar muito e tomar cuidado antes de fazer qualquer coisa, pra não estarmos contribuindo com a vontade do inimigo.
8ª) - Interesses pessoais – Pensando Bem, com Dinho Lima
João 11:47 Então, os principais sacerdotes e os fariseus convocaram o Sinédrio; e disseram: Que estamos fazendo, uma vez que este homem opera muitos sinais?
48 Se o deixarmos assim, todos crerão nele; depois, virão os romanos e tomarão não só o nosso lugar, mas a própria nação.
Levaram a noticia aos líderes religiosos que o Senhor Jesus havia ressuscitado a Lázaro; eles ficaram cheios de invejas e ódio ao mesmo tempo.
Os lideres não queriam que o povo conhecesse a Verdade, pois a Verdade liberta e destrói a mentira. Mas eles não queriam isso, nem pra eles mesmos e nem pra ninguém.
Viver a verdade causaria prejuízos a eles; perderiam prestígios e status, perderiam dinheiros. Se o povo conhecesse a verdade não acreditariam mais neles.
Para eles (o lideres religiosos) mais valia as mentiras dando lucro, do que a Verdade. Valia muito o povo continuar sendo enganado. Foi isso que eles fizeram: colocaram o povo contra o inocente, Jesus! Sutilmente inventaram mentiras e calunias, e, muitas acusações; mesmo sabendo dos milagres e das Verdades que o Mestre fazia e falava.
Tudo isso por interesses pessoais. Isso ainda continua acontecendo hoje, e como!
Uma palavra de despertamento: ...“conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”... João 8:32
9ª) - CUIDADO COM OS FALSOS! - Pensando Bem, com Dinho Lima
Mateus 7.15 Acautelai-vos dos falsos profetas [mestres], que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores [destruidores].
16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
Ovelhas do Supremo PASTOR, são amáveis, são pacíficas, são obedientes e amam as Sagradas Escrituras.
Já o mestre lobo disfarçado de ovelha: É falso, dissimulado, calculista, frio, não se preocupa com o povo, relaxadamente irresponsável; não ama a Verdade; o interesse é só se alimentar do que as ovelhas têm.
O falso mestre, sutilmente fala mal das pessoas e diz que ama; difama e diz que perdoa. Joga uma pessoa contra outra e sai de fininho pousando de inocente e amoroso.
Você conhece a árvore má por esses e outros frutos!
Quer conhecer o mestre lobo disfarçado de ovelha? Procure todas as ovelhas feridas que se afastaram.
2 Pedro 2:1 Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
3 também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.
Certo dia postaram esta mensagem, “parece inspiradora”, mas, é heresia sutil!
“O limite de Moisés era o mar… Deus o abriu! O limite de Abraão era a morte de Isaac, Deus proveu o Cordeiro. O limite de Ana era a esterilidade, Deus lhe deu um filho… O LIMITE DE CRISTO ERA A MORTE, Deus o ressuscitou…”
Se o limite de Cristo era a morte, então Ele não teria autoridade de ir mais além; era o limite (a morte). Ele seria um pecador igual a nós, limitado e dependente. Nós sim temos limites, mas o Senhor Jesus tinha? Logo Ele que ressuscitou mortos. Logo Ele que é a Vida João 14:6, logo Ele que é o verdadeiro Deus e a Vida eterna 1 João 5:20!
VEJA O QUE ELE DIZ:
João 10:17 Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir.
18 Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade (poder) para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.
10ª) - Não toqueis nos ungidos... VOCÊ REALMENTE QUER SABER A VERDADE? Pensando Bem, com Dinho Lima...
1ª Crônicas 16.16 – 22 e o Salmos 105.
9 da aliança que fez com Abraão e do juramento que fez a Isaque;
10 o qual confirmou a Jacó por decreto e a Israel por aliança perpétua,
11 dizendo: Dar-te-ei a terra de Canaã como quinhão da vossa herança.
12 Então, eram eles em pequeno número, pouquíssimos e forasteiros nela;
13 andavam de nação em nação, de um reino para outro reino.
14 A ninguém permitiu que os oprimisse; antes, por amor deles, repreendeu a reis,
15 dizendo: Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas. - [Referencia: Gn capitulo 12 e o 26 ]-
Quando examinamos o contexto acima, vemos que ele está longe de ser aquilo que alguns dizem. Uma leitura atenta do Salmo 105 não nos deixa dúvidas: os ungidos mencionados são os patriarcas Abraão, Isaque, Jacó (Israel)...
O objetivo de Davi foi demonstrar a proteção de Deus para aquele pequeno povo escolhido o qual Deus estava formando e que não permitiu que eles fossem maltratados ou destruídos. No texto Não há nenhuma ideia de proibir uma possível repreensão a alguém. Os falsos e mentirosos líderes é que usam esse texto para intimidar as pessoas em não denunciá-los.
Existem diversos exemplos bíblicos de servos de Deus sendo repreendidos por atos incorretos que praticaram. Por exemplo, o próprio Davi – que era um ungido de Deus - foi repreendido pelo profeta Natã por ter adulterado com Bate-Seba e ter matado Urias (2 Samuel 12:1-14). Temos ainda outros exemplos, como o apóstolo Paulo repreendendo o apóstolo Pedro diante de todos por causa de um comportamento errado dele: “Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?” (Galátas 2:14).
Quando Davi disse que não tocaria no ungido Saul, ele quis dizer que não o mataria (não tiraria sua vida). Não matamos ninguém ao denunciar seus erros, ao contrario, só alertamos e mostramos a verdade.
1ª Sm 26.8 Então, disse Abisai a Davi: Deus te entregou, hoje, nas mãos o teu inimigo; deixa-me, pois, agora, encravá-lo com a lança, ao chão, de um só golpe; não será preciso segundo.
9 Davi, porém, respondeu a Abisai: NÃO O MATES, pois quem haverá que estenda a mão contra o ungido do SENHOR e fique inocente?
10 Acrescentou Davi: Tão certo como vive o SENHOR, este o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou em que, descendo à batalha, seja morto.
11 O SENHOR me guarde de que eu estenda a mão contra o seu ungido; agora, porém, toma a lança que está à sua cabeceira e a bilha da água, e vamo-nos.
Davi repreende o ungido Saul
1ª Samuel 24:9 Disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Davi procura fazer-te mal?
10 Os teus próprios olhos viram, hoje, que o SENHOR te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que eu te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a mão contra o meu senhor, pois é o ungido de Deus.
11 Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão. No fato de haver eu cortado a orla do teu manto sem te matar, reconhece e vê que não há em mim nem mal nem rebeldia, e não pequei contra ti, ainda que andas à caça da minha vida para ma tirares.
12 Julgue o SENHOR entre mim e ti e vingue-me o SENHOR a teu respeito; porém a minha mão não será contra ti.
13 Dos perversos procede a perversidade, diz o provérbio dos antigos; porém a minha mão não está contra ti.
14 Após quem saiu o rei de Israel? A quem persegue? A um cão morto? A uma pulga?
15 Seja o SENHOR o meu juiz, e julgue entre mim e ti, e veja, e pleiteie a minha causa, e me faça justiça, e me livre da tua mão.
No tempo de Paulo havia muitos “ditos ungidos” ou que aparentavam ter a unção de Deus (1ª Timóteo 5.19,20 - Tito 1.5-16 -2ª Coríntios 11.3-15). Paulo orientou que fossem repreendidos esses lideres (bispos, apóstolos, pastores) falsos e todos que vivessem cometendo erros.
1 Timóteo 5.19 Não aceites denúncia contra presbítero (bispos, pastores), senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas.
20 Quanto aos que vivem no pecado(ERRO), REPREENDE-OS na presença de todos, para que também os demais temam.
Aqui está a lista de VIRTUDES de um VERDADEIRO obreiro ungido; a bíblia reprova TODO líder que não tem essas qualidades!
Tito 1.5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros [bispos, pastores], conforme te prescrevi:
6 alguém que seja IRREPREENSÍVEL, marido de uma só mulher, QUE TENHA FILHOS CRENTES que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados.
7 Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, NÃO ARROGANTES, NÃO IRACÍVEL, NÃO DADO AO VINHO, NEM VIOLENTO, NEM COBIÇOSO DE TORPE GANÃNCIA;
8 antes, hospitaleiro, AMIGO DO BEM, sóbrio, JUSTO, PIEDOSO, que tenha domínio de si,
9 apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.
ATITUDES DE UM FALSO LÍDER:
TITO 1:10 Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão.
11 É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo famílias inteiras ENSINAM O QUE NÃO DEVEM, por torpe ganância [interesses próprios].
12 Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, SEMPRE MENTIROSOS, feras terríveis, VENTRE PREGUIÇOSOS.
Quem são os verdadeiros ungidos (consagrados), os quais, mesmo não se valendo da frase citada no inicio, têm de fato a proteção divina, 1 João 2.20,27.
11ª) - Entre o trigo e o Joio Mateus 13:24-30 – Pensando Bem, com Dinho Lima
No mundo religioso lamentavelmente, existem muita gente falsa, são joios entre trigos.
Aparentemente pessoas amigas, amáveis... Mas não passam de joios; só parecem com trigo.
A realidade é que são cheios de malicias, cheios de venenos; tramam e executam maldades pra pessoas que nunca lhes fizeram mal nenhum.
Mas graças a Deus que existem pessoas sinceras - sem máscaras – sem fingimento; que buscam viver a Verdade Divina. São desses que devemos nos aproximar!
O joio só parece com o trigo; mas, o joio é erva daninha – é plantação do inimigo e seu fim será triste.
12ª) - Pensando Bem, com Dinho Lima
2ª Co 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
A religião muda a aparência e a rotina das pessoas.
O evangelho de Cristo transforma a vida e muda o caráter!
13ª) - A alegria do Senhor é a nossa força Nm 8.10 -- Pensando Bem, com Dinho Lima
Salmos 118:24 Este é o dia que o SENHOR fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.
Filipenses 4:4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.
Em Cristo não existe lugar para tristeza; Ele é a fonte da verdadeira alegria; é essa alegria que emana do Senhor que nos fortalece Neemias 8:10.
Com certeza a alegria do Senhor não estará em um coração fingido.
Há uma grande satisfação quando percebemos que proporcionamos alegria aos outros.
Mas, existem pessoas que a própria vida é um lamento, só têm palavras de lamentos, até as músicas que escutam falam em lamentos, dificuldades, problemas....
O Senhor faz pra nós cada dia, Ele quer que eu e você nos alegremos, festejemos, regozijemos na bênção que Ele nos dá. Assim a vida será bem melhor!
Em Cristo, por Cristo e para Cristo, seja feliz!
14ª) - Alimentando as Ovelhas ou Divertindo os Bodes? -- Pensando Bem, com Dinho Lima
...O diabo raramente inventou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em prover entretenimento para as pessoas, tendo em vista ganhá-las para Cristo. ...Se esta é uma obra cristã, por que o Senhor Jesus não falou sobre ela?
“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15) — isso é bastante claro.
Se Ele tivesse acrescentado: “E oferecei entretenimento para aqueles que não gostam do evangelho”, assim teria acontecido. ...Qual era a atitude da igreja em relação ao mundo? “Vós sois o sal”, não o “docinho”, algo que o mundo desprezará. ...Jesus teve compaixão dos pecadores, lamentou e chorou por eles, mas nunca procurou diverti-los. ...
Por último, a missão de prover entretenimento falha em conseguir os resultados desejados. Causa danos entre os novos convertidos. ...A necessidade de nossa época é a doutrina bíblica, entendida e experimentada de tal modo, que produz devoção verdadeira no íntimo dos convertidos.
Charles H. Spurgeon (1834 - 1892)
15ª) - Não existe nada melhor! – Pensando Bem, com Dinho Lima
Lucas 10:38 Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa.
39 Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra.
40 Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude.
41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas;
42 entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a melhor parte, a qual não lhe será tirada.
O melhor lugar do mundo é aos pés do Salvador; sabe por quê?
Porque ELE falou que era!
Oh como eu queria está ali, junto com Maria, aprendendo aos pés do Mestre!
16ª) - Entre o Cristão e o Ateu -- Pensando Bem, com Dinho Lima
O ensinamento Cristão afirma que um dia em algum lugar e tempo, todos comparecerão diante do SENHOR Deus para prestação de contas.
O ensinamento Ateu diz: tudo isso é ilusão, tudo isso não passa de lendas e fantasias religiosas.
Para o cristão verdadeiro, a morte não é o fim.
Para o ateu, tudo se acaba quando morremos.
Se vivermos segundo o ensinamento cristão, e quando morrermos se não houver prestação de contas com Deus (como afirma o ateísmo), o cristão verdadeiro não perde nada; só lucra! Ele viveu uma vida regrada em bons costumes e manifestou um bom caráter – mesmo “não havendo Deus”.
Se vivermos segundo o ensinamento ateísta, também não perderemos nada; pois não há Deus nem prestação de contas.
MAS! Se realmente houver uma prestação de contas ao Deus Eterno?
Então a melhor coisa que um Ateu pode fazer é apostar no ensinamento Cristão (Deus é Deus e haverá um acerto de contas); pois para o Cristão será só maravilhas eternamente!
E para o Ateu, o que será quando ele estiver diante de Deus?
17ª) - Verdades fictícias - Pensando Bem, com Dinho Lima
A vaidade (ou ilusões) é o caminho mais curto para o paraíso da satisfação, porém ela é, ao mesmo tempo, o solo onde a burrice melhor se desenvolve.
Augusto Cury
18) - Isso vem do SENHOR -- Pensando Bem,com Dinho Lima
Algumas coisas são afastada de nós, e, isso as vezes nos entristece.
Mas quero te dizer algo! "O Senhor Jesus nos ama tanto e seu cuidado por nós é muitas vezes até difícil de entender."
Vez por outra ELE decide atender nossas orações; e entre muitas orações está uma que fazemos com frequência: " ...Não nos deixes cair em tentação, mas LIVRA-NOS DE TODO MAL."
Aquilo que parece ser perda, não é! Na real é Deus nos dando livramento.