Criar um Site Grátis Fantástico

10 novas Reflexões - Pensando Bem, com Dinho Lima

10 novas Reflexões - Pensando Bem, com Dinho Lima

 

 

1ª) Você acredita na causa de Cristo?  Pensando Bem, com Dinho Lima.

Conta-se que durante a guerra da independência norte americana, um rapaz se aproximou do general Jorge Washington e lhe disse:

– Meu general, quero que saibas que creio de todo coração em ti e na causa que defendes. Washington agradeceu firmemente aquelas palavras e lhe perguntou:

– Em que regimento estás servindo, meu jovem? – Eu não estou no exército, senhor, sou um civil. Ao que o general replicou:

– Se você realmente crê em mim, como diz, e também na causa que defendo, una-se ao exército imediatamente, pegue uma farda e suas armas, e venha para a luta.

II Timóteo 2:2 ...E o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.  3 Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus.  4 Nenhum soldado que milita se embaraça com coisas desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

Se de fato cremos no nosso Comandante e acreditamos na causa dEle, então dediquemos-nos!

Fomos chamados para um exercito, a fim de guerrear em defesa de um reino, onde Cristo é o Comandante. Nossa função nesta guerra é defender aquilo que acreditamos (nossa fé), sem perdermos tempo com coisas fúteis; transmitindo e ensinando a verdade, a outros; e quem assim não agir, ainda não está apto para este exercito.

Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus. Lucas 9.62

 

2ª)   Contra todas circunstâncias Lucas 5:1-9 --  Pensando Bem, Dinho Lima

Eles haviam trabalhado a noite inteira; estavam muito cansado; ainda limpavam e remendavam as redes.

Mas o Senhor Jesus manda Pedro voltar para o mesmo lago; com o mesmo barco; com as mesmas redes e contra as lógicas de um pescador experiente que durante uma noite inteira de trabalho, só lhe restavam decepções, tristezas e enfado.

Mas vale a pena insistir em obediência ao Mestre; prosseguir, continuar, tentar outra vez, mais uma vez. mesmo contra nossa lógicas; mesmo contra todas circunstâncias; foi o Mestre quem mandou; está escrito!

Depois da obediência vêm as bênçãos; vale a pena obedecer!

Parte da mensagem do dia 17/06/18

 

3ª) Como Jesus lapidou a hiperatividade e a ansiedade de Pedro? -  Pensando Bem, com Dinho Lima

Aproveitando as próprias enrascadas que ele mesmo criava. Certa vez, quando perguntado por funcionários a serviço de Roma se seu mestre pagava imposto, Pedro disse que sim sem perguntar a Jesus.

Jesus, paciente, enviou-o a pescar. Disse-lhe que, no primeiro peixe que fisgasse, encontraria uma moeda que serviria para pagar imposto para eles. Pedro não tinha paciência de pescar com vara. Ele gostava da aventura no mar.

Pescar com vara era um exercício para sua paciência e encontrar uma moeda na boca de um peixe era um exercício para sua fé. Parecia algo impossível. Enquanto pescava, ele questionava sua impulsividade, devia perguntar-se: "Por que sou tão precipitado?"

"Da próxima vez, fecho minha boca". Por fim, pescou um peixe que tinha a tal moeda e aprendeu uma grande lição: pensar antes de reagir. Essa lição não foi definitiva, mas foi um bom começo para quem vivia a lei do "bateu-levou".

O Mestre inesquecível - Augusto Cury

 

4ª)   Pensando Bem, com Dinho Lima 

Quando Saul percebeu que Davi chamava mais a atenção (do povo) do que ele - ficou desesperado; ele se tornou um maquiavélico; tornou-se um covarde meticuloso; um invejoso mórbido. 1ª Samuel 18

Nos dias atuais, a síndrome de Saul tem se encarnado em muitos líderes religiosos. Quando você imagina que eles estão preparando um banquete em gratidão pelos feitos bem sucedidos das pessoas bem, na realidade eles estão tramando armadilhas pra destruir aqueles que estão atraindo a atenção do povo.

O que eles não entendem, é que Deus transforma as armadilhas, armadas por eles pra destruição, em degraus para subida (para exaltação) dos Seus fiéis. Foi assim que Deus fez com Davi.

Saul tramava para destruí-lo; Deus transformou a destruição em vitória na vida de Davi!

Não temas!

Você é fiel?

Então Deus é contigo!

 

5ª)   Minhas experiências não! Só as ESCRITURAS orienta a nossa fé! –  Parte da mensagem do dia 03/06/18 –  Pensando Bem, com Dinho Lima

4 cegos, todos quatros curados por Jesus; cada um com sua própria experiência de cura; mesmo assim não há razões pra discordarem.

Cada um deles poderia contar sua experiência e afirmarem que o Senhor Jesus só curaria cegos daquele jeito (do jeito de sua experiência pessoal).

Mas, o Senhor Jesus nos mostra que Ele trata com cada um de nós de maneira diferenciada; mas, ELE continua sendo o mesmo.

- A um cego, ELE só falou e o cego foi curado! Marcos 10:52 ; Lucas 18:42 - O outro, ELE tocou nos olhos e o cego foi curado. Mateus 9:29,30 - O outro, ELE cuspiu no chão e fez lodo e passou nos olhos do cego e o mandou lavar no tanque de Siloé. João 9:6,7  - O outro, Jesus colocou saliva nos olhos e impôs-LHE as mãos; isso por duas vezes. Marcos 8:23,24,25

O importante nestes textos não são as experiências daqueles homens, o que estes textos trazem de ensinamento pra nós, é que o Senhor faz da maneira que ELE quer; isto sim é importante!

- Pra uns algumas bênçãos vêm rápido, não precisam fazer nada. - Já outros têm que fazer alguma coisa pra receber a bênção. - A outros, a bênção é dada por etapas.

Minhas experiências pessoais não servem de regra de fé pra ninguém; Só as Sagradas Escrituras é o fundamento firme para orientar os filhos-servos do Deus Eterno.

 

6ª)   Destruindo pré-conceitos -- Parte do estudo do dia 22/05/18 –  Pensando Bem, com Dinho Lima

Muitos dizem: eu aprendi assim!

Isto é a síndrome da má interpretação.

E eles iam caminhando e conversando em direção a Emaús; Eles estavam muito decepcionados com o que acontecera a alguns dias atrás. Eis que o Mestre se aproxima; começa dialogar com eles; estavam tão envolvidos com as amarguras angustiosas, que nem perceberam quem era.

Seus anseios, planos e sonhos de um reino nacional restaurado, haviam desmoronado. Na expectativa que lançaram toda suas crenças e esperanças, tudo então tinha ido a baixo. A tristeza era quem dominava aqueles corações! “Leia o texto Lucas 24:21”

Mas, pensando bem! Quem prometeu pra eles que o reino de Israel seria restaurado naquela época, por Jesus?

Essa ideia que eles tinham, era uma má interpretação dos ensinamentos do Mestre sobre o reino de Deus ou reino dos Céus... Jesus nunca afirmou que restauraria o reino de Israel; eles é que entenderam isso por conta de ensinos antigos e errados que haviam recebidos.

Passada a decepção com a presença do Senhor ressuscitado, eles reavivaram suas esperanças na restauração de Israel; ou: Ainda continuavam com a mesma interpretação errada!

Em Atos 1:3 diz que: depois da ressurreição Jesus passou 40 dias ensinando sobre o reino de Deus...  E naquela conversa, alguns perguntaram: “Atos 1:6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?”

Perceberam que o conceito errado deles sobre esse assunto ainda permanecia? – eles demoraram pra entender isso, mas entenderam! Nos escritos futuros deles você não ver mais essa interpretação errada.

Nas cartas apostólicas quando se fala no reino de Deus, já não mais traz a ideia de reino de Israel (reino temporal), mas sim, reino eterno. Leia Rm 14:17.

Entenderam o quanto é difícil arrancar das mentes das pessoas um conceito errado (um ensinamento errado), ainda que você prove nas Escrituras? Lembre-se, quem ensinava a eles era o Mestre dos mestres! 

 

7ª)   Fiquei surpreso e feliz ao mesmo tempo! –  Pensando Bem, com Dinho Lima

Desde que entendi que a Palavra de Deus é suprema, sublime e preciosa, passei a aconselhar as pessoas a conferirem as mensagens de quem quer que seja confrontando com as Sagradas Escrituras pra ver se de fato é assim mesmo.

Com que fiquei surpreso?  Minha esposa! Ela chegou pra mim e me falou: quando você está ensinando eu acompanho e depois em casa eu confiro na bíblia.

Eu pensei por um instante: minha própria mulher duvidando do que falo?! Não, não era isso! Ela só estava fazendo a coisa certa. Por mais que ela me ame e confie em mim, contudo, ela deseja agradar a Deus sabendo de fato Sua vontade.

Com que fiquei alegre? Com a atitude dela! Atitude de uma pessoa sábia e de quem não quer ser enganada por nada e nem por ninguém. Uma pessoa que aprendi a amar em Cristo Jesus, falou em uma das nossas reuniões que tudo que eu publicasse ela compartilhava. Disse ela: compartilhava porque sabia que eu antes de publicar, pesquisava e analisava o assunto.

Eu a agradeci pela confiança e respeito, mas lhe disse que mesmo confiando ou admirando alguém, mesmo sabendo que essa pessoa é de boa índole, contudo em se tratando de alguém falar a palavra de Deus, tem que ser conferida e comparada tal pregação com a Bíblia.

Foi isso que o apóstolo Paulo ensinou ao se referir aos crentes de Beréia. Eles eram mais nobres... Era Paulo e Silas que ali estavam! Mesmo assim eles conferiam... Atos 17:10 E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus.  11 Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.

Não importa se é pai, mãe, irmão, esposo, amigo... quem quer que seja, se está falando sobre a palavra de Deus, pra eu tomar pra minha vida, tem que concordar com as Sagradas Escrituras.

Você pode discordar do que falo ou ensino com respeito a Verdade Divina; o que não é honroso é discordar usando mentiras, falsidades ou calúnias. Prove pelas Escrituras e eu me curvarei a Ela!

Já falara Martinho Lutero há 500 anos atrás: “Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias.”

 

8ª)   A letra mata ( a religiosidade mata), 2ª Coríntios 3.6 –  Pensando Bem, com Dinho Lima...

Há muitos que usam essa expressão [a letra mata], para desprezar e desconsiderar os que buscam ou têm verdadeiro e vivo conhecimento nas Sagradas Escrituras. Isso é típico dos semi-analfabetos bíblico fazer tal acusação!

É óbvio que o texto de 2ª Coríntios 3.6-9 não está falando isso que os despreparados afirmam! A letra que o apóstolo fala nesse texto, não é o verdadeiro conhecimento ou a busca dele.

A letra é uma referência ou um contra-argumento de Paulo sobre a Lei de Moisés, cheia de tradições, costumes, constando de ordenanças sob condenações. Por isto é chamada no verso 7 de ministério da morte e no verso 9 de ministério da condenação.

Sobre o verdadeiro conhecimento ou a busca dele, a Palavra ensina:  Marta estava muito agitada e preocupada para querer servir sem o cuidado de antes aprender, ou, de conhecer a vontade do Mestre. Maria sua irmã, estava primeiro aprendendo, conhecendo o que o Mestre gostava! Marta se incomodava com a atitude de Maria; mas, o Mestre dos mestres falou: Marta, Marta, Maria escolheu a melhor parte, isto não será tirado dela! Lucas 10.38-42

Foi o Senhor Jesus quem falou que o conhecimento é a melhor escolha! Quem quiser ensinar o contrário que ouse.

Por que o conhecimento é o melhor a escolher?

- Por que foi o MESTRE que disse! - Por que ele traz frutos bons, prosperidades - Provérbios 24.3,4 – Oséias 6.3 - Por que o conhecimento é melhor que sacrifícios - Oséias 6.4 - Por que sem conhecimento o povo é destruído - Oséias 4.6 - Por que quem rejeita o conhecimento é rejeitado por Deus - Oséias 4.6 - Por que o conhecimento revela a Verdade e a Verdade liberta - João 8.32

Só os loucos desprezam o conhecimento - Provérbios 1.7

Deus em Cristo abençoe a todos!

 

9ª)   Pensando Bem, com Dinho Lima

O que é ser livre pra você?

É você deixar de fazer muitas coisas que você sabe que não é errado, só porque alguém está te vigiando?

É você ter a vida controlada por uma liderança religiosa inconsequente qualquer?

É você não poder se comunicar ou compartilhar com alguém que alguns do seu grupo religioso não gosta?

O que é ter liberdade pra você?

O Senhor Jesus mostrou o que é liberdade: É se aproximar daqueles que os religiosos querem distancia; é falar e abraçar aqueles que os hipócritas religiosos têm como imundos condenados; é compartilhar coisas boas de Deus, com os que são acusados de complicados e hereges; e, você sabe que isso não é!

Você é livre?

João 8:31 Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

 

10ª)   Cuidado com ensinos errados! - Pensando Bem, com Dinho Lima.

  • Uma vinda secreta de Cristo?

Deve ser tão secreta que nem Jesus sabia, pois nem Ele e nem os apóstolos falaram sobre isso. Em todos os textos do NT, quando se refere a segunda vinda do Senhor Jesus, a palavra usada para vinda ou presença em grego é: “parousía”( Παρουσία) - parousía, É formada de pará (sig. “ao lado de”) e ousía (sig. “ser ou o estar”). Assim, parousía significa literalmente “estar ao lado de”, isto é: uma chegada ou presença (uma manifestação visível).

  1. a) Todo olho verá... Apocalipse 1:7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Certamente. Amém!
  2. b) Como relâmpago que se mostra... Mt 24:27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem...
  3. c) Todos se lamentarão e verão... Mt 24:30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.
  4. d) Será com muito barulho... 1 Tss 4:16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
  • O arrebatamento antes do governo do anti-Cristo; será?

2ª Tss 2:1 Ora, quanto à VINDA de nosso Senhor Jesus Cristo e à NOSSA REUNIÃO com ele, rogamos-vos, irmãos, 2 que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto. 3 Ninguém de modo algum vos engane; PORQUE ISTO NÃO SUCEDERÁ SEM QUE VENHA primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, 4 aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus. 5 Não vos lembrais de que eu vos dizia estas coisas quando ainda estava convosco?

- O ARREBATAMENTO DA IGREJA (a vinda de Cristo e nossa reunião com Ele), só acontecerá depois da manifestação da apostasia e do homem do pecado, o filho da perdição (o anti-Cristo). Pra existir o anti-Cristo, tem que ter os que defendem Cristo; e pra haver a apostasia, tem que ter pessoas pra negar a fé. Então, a igreja ainda estará na terra no governo do anti-Cristo e com certeza será perseguida. Ap 7:13,14

- Será no tocar da ultima trombeta que a igreja-noiva de Cristo será glorificada.-

Ap 10:7 ...mas que nos dias da voz do sétimo anjo, quando este estivesse para tocar a trombeta, se cumpriria o mistério de Deus, como anunciou aos seus servos, os profetas.

Ap 11:15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.

1ª Co 15: 52 E num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.

1 Tss 4:16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

- A respeito de Ap 3:10 ? - Com certeza a igreja estará protegida e não sofrerá as pragas ou a ira divina que virá sobre todos os ímpios. É só lembrar um pouco de Israel no Egito, Noé no dilúvio...