Samuel depois de morto falou com Saul?
Deus proíbe consultar os mortos
12/03/2017
Deuteronômio 18:10-12 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
Is 8.19 Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?
Saul expulsou e também matou alguns dos adivinhos e os encantadores.
1 Sm 28.3,9 E Samuel já estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores. Respondeu-lhe a mulher: Bem sabes o que fez Saul, como eliminou da terra os médiuns e adivinhos; por que, pois, me armas cilada à minha vida, para me matares?
O Eterno já havia rejeitado a Saul
1 Sm 16.1 Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel?
Deus não falava mais com ele
E consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.
1 Samuel 28:6
Em desespero Saul pede a seus servos que encontrem uma médium (adivinha); e um que era conivente com o erro (abominação a Deus) indicou onde havia uma escondida.
1 Sm 28.7 Então, disse Saul aos seus servos: Apontai-me uma mulher que seja médium, para que me encontre com ela e a consulte. Disseram-lhe os seus servos: Há uma mulher em En-Dor que é médium.
A feiticeira quando teve a visão, entendeu que era o rei Saul que estava disfarçado pedindo tal coisa; então gritou com medo.
1 S 28.12 Vendo a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher disse a Saul: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul.
Só quem viu o falso Samuel foi a médium; segundo ela: Era um deus que subia da terra
1 Sm 28.13 Respondeu-lhe o rei: Não temas; que vês? Então, a mulher respondeu a Saul: Vejo um deus que sobe da terra.
Saul , ele entendeu que era Samuel
1 Sm 28.14 Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.
Então daí pra frente entra em cena o falso Samuel!
Por que, falso Samuel?
1º Quem relatou esse episodio foi algum servo (idolatra, não Israelita) de Saul que conhecia a mulher e sabia onde ela estava escondida, ele levou Saul e esteve presente nessa reunião. O autor desse livro (talvez Esdras) preservou esse relato do jeito que lhe foi passado.
2º O verdadeiro Samuel não é um deus que iria subir da terra
3º Só quem viu esse falso Samuel foi a feiticeira, Saul só ouviu uma voz que falava com ele!
4º Nem o verdadeiro Samuel e nem Deus iria agir contra o que as Sagradas Escrituras ensinam.
5º Deus não falava mais com Saul; nem por sonhos, nem profetas, nem por sacerdotes... Iria Deus falar com Saul em uma invocação de mortos, que tais práticas o próprio Deus condena?
6º A questão não é simplesmente este texto se encontrar nas Sagradas Escrituras, Deus permitiu que estivesse registrada essa história para nos ensinar que é inútil buscar respostas, soluções, socorros, proteção, ajuda, orientação, conforto em locais onde só há mentiras semelhantes a essas.
7º As profecias do falso Samuel não se cumpriram.
1 Sm 28.19 O SENHOR entregará também a Israel contigo nas mãos dos filisteus, e, amanhã, tu e teus filhos estareis comigo; e o acampamento de Israel o SENHOR entregará nas mãos dos filisteus.
a) O SENHOR entregará também a Israel contigo nas mãos dos filisteus... ‘”Essa profecia desse falso Samuel é ambígua, não é definido se Israel e Saul ficaria como escravos ou seriam todos mortos pelos Filisteus.”
Resposta – Nem Israel e nem Saul ficaram escravos dos Filisteus e muito menos ainda: Os Filisteus mataram todos os judeus ou Saul (Saul suicidou-se 1 Sm 31.4)
b) ... amanhã, tu e teus filhos estareis comigo;... “Saul nunca poderia estar com o verdadeiro Samuel, pois Deus o havia rejeitado 1 Sm 16.1 logo, o que falou isso não era o Samuel verdadeiro.
c) Saul não foi morto no dia seguinte e muito menos seus filhos.
d) Saul morreu cerca de 18 dias depois e só 3 de seus filhos morreram na batalha 1 Sm 31.2.
e) Descendentes de Saul que ficaram vivos e viveram até e no reinado de Davi: Isbosete, 2 Sm 2.8, Armoni e Mefibosete, 2 Sm 21.8 e também Mical esposa de Davi...
Obs. Muitos argumentam: “Era de fato Samuel, porque ele citou a verdade sobre Saul e um espírito maligno não agiria assim”!
Resposta: Será que quando Satanás citou o Salmo 91.11,12 tentado o Senhor Jesus, ele se tornou um ser bom? Ou aquela jovem adivinha em Atos 16.17 que também citou uma verdade, seria aquele espírito nela um espírito do bem?
A palavra “AMANHÔ: מָחָר (machar) em hebraico e αύριον (ayrion) em grego, também pode ser traduzido por “breve ou logo”... Só que a palavra amanhã (o dia seguinte) é a melhor tradução neste texto. Com outra palavra ficaria uma profecia de sentido indefinido, ambíguo, pois é certo que todos vão morrer mesmo; logo, algum dia ou em breve, e isto não é novidade, com certeza o próprio Saul já sabia disto.