Criar uma Loja Virtual Grátis

Não Julgue Antes De Conhecer

Não Julgue Antes De Conhecer

Nunca julgue sem primeiro conhecer

 

Milhares de servos de Deus foram durante toda história perseguidos, e muitos torturados e mortos por não aceitar esse ensinamento; entre eles está um bem conhecido: MIGUEL  SERVET  foi queimado vivo em Genebra , em 1553, por Ter negado o dogma  das três pessoas distinta (trindade).

 

Está é uma reflexão detalhada sobre esse assunto

Gênesis 1:26  Genesis 3.22  Gênesis 11:7  Isaias 6.8

Os escribas que escreveram estes textos sagrados, fizeram de forma que o povo entendesse; usando o jeito de se comunicar da época e do local em que eles viviam.

Plural majestático: é o emprego da 1ª pessoa do plural no lugar da 1ª pessoa do singular. Significa dizer "(Nós) queremos manifestar nossa satisfação" em vez de "(Eu) quero manifestar minha satisfação". Era muito comum esse tipo de comunicação entre os antigos, os Judeus também adotaram essa forma de falar.

 "Nós (o rei), fazemos saber..." procurando, num estilo de modéstia, diminuir a distância que os separava do povo. Até mesmo documentos de autoridades religiosas como Papas costumam usar o pronome “Nós” na primeira pessoa do plural ao invés da palavra “eu” se referindo a si mesmo. Este pronome é conhecido como o “Nós da realeza”.  

Veja esse exemplo de uma carta de Ciro o grande: ...O rei Ciro, a Sísina e a Sarabazam, saudação. Nós permitimos a todos os judeus que moram em nosso território e que quiserem voltar ao seu país que para lá se retirem com toda liberdade e reconstruam a cidade de Jerusalém e o Templo de Deus. (Livro Décimo Primeiro, Capítulo 1- Flávio Josefo - História dos Hebreus - 2004 - CPAD)

Esta maneira de se expressar é conhecida como plural majestático ou plural de excelência; é entendida pelos eruditos como se aplicando aqueles que ocupam posições de poder sobre humanos ou domínio e poder, tais como Deus, reis e juízes, etc. É usado normalmente para denotar o poder, excelência ou dignidade de uma pessoa.

 

O plural majestático hebraico é também conhecido como “singular de intensidade” visto que destaca não a quantidade, mas, a grandeza do indivíduo a que se refere.


Plural deliberativo, ou seja, quando Deus fala consigo mesmo, a gramática hebraica aconselha o emprego do plural, como acontece em Gênesis 11,7, na história da Torre de Babel. Deus, naquela ocasião, diz: “Vinde! Desçamos! Confundamos a sua linguagem para que não mais se entendam uns aos outros”.

 

Quando o verbo ou o adjetivo estiver no plural  então o substantivo tem que ir para o plural  (O verbo é o que determina a ação e o adjetivo determina as qualidades).

 

Elohiym vem de אלוה=ElOH acrescentado do sufixo ים =YM que é o plural em hebraico, o sufixo: ym, no final da palavra Elohiym é o que determina o plural em hebraico, devemos notar também os adjetivos e os verbos que os acompanham a frase.  Se os adjetivos e os verbos forem plurais, então nos veremos obrigados a concluir que a expressão: 'Elohiym' está para um sentido pluralico, (querendo dizer: deuses, autoridades, poderosos). Porém, se ao contrário os adjetivos e os verbos forem singulares, então saberemos e entenderemos com clareza que se trata de um sujeito também singular. 

Vejamos exemplos:  No primeiro versículo da Bíblia lemos: " אֱלֹהִים בָּרָא = Bará Elohiym", que significa: Elohiym criou. Em hebraico o verbo: Bará está no singular, literalmente significa: Criou Deus, o qual indica e faz entender que Elohiym é numericamente singular. Se Elohiym fosse numericamente plural, o versículo se leria assim: "Barehu Elohiym", ou seja: (Os) deuses criaram.

Por exemplo na frase: "E falou Elohiym a Moisés, ..." sempre usa o verbo singular: Vayedaber (e Ele falou), porém jamais:  "Elohiym falaram".  O mesmo acontece com os adjetivos. O adjetivo: Elohiym (a qualidade de alguém que é Elohiym, Deus), é singular e não plural. No original está escrito assim: "Elohiym Tsadik", Salmos 7:10. Elohyim justo, e não: Elohiym justos.  De nenhuma maneira encontramos:  "Elohiym Tsadikim", com adj. plural. O fato de que Elohiym tem verbo singular e adjetivo singular comprova que Elohiym significa o Magestoso, ainda que tenha o sufixo plural: ym =  ים

Preste atenção em quantos verbos há sendo todos no singular só no cap 1 de Gênesis: Criou, movia, disse, haja: (houve), fez, chamou, separou, etc.

 

Preste bem atenção! A palavra  אֱלוֹהִים = Elohiym

Em 1 Samuel 5:7 a palavra elohiym é aplicada a Dagom que como sabemos não era uma trindade.

Jz. 11.24 o elohiym é Quemós. Em I Rs. 18.24 Baal é um elohiym

O mesmo ocorre com referencia a Astorete em 1 Reis 11:5.

Esta palavra foi aplicada também a Moisés por ter poder por um período de tempo. “Então disse o SENHOR a Moisés: “Eis que te tenho posto por Deus [Elohiym] sobre Faraó, e Aarão, teu irmão, será o teu profeta”. Êxodo 7:1 Será que Moisés era uma trindade?

Pronto! Depois de explicado sobre o plural majestático ou plural de excelência; sobre o Plural deliberativo, e sobre a palavra Elohiym, haverá mais facilidades para se entender a verdade do monoteísmo das Sagradas Escrituras.

 

Quando foram escritas as Sagradas Letras, a linguagem usada foi a comum entre o povo da época; Muitos por não entender isso se perdem em interpretação com ideias preconcebidas adotadas do catolicismo romano.

 

Personagens usando a forma plural falando de si mesmo ou consigo mesmo.

O indivíduo singular refere-se a si mesmo na primeira pessoa do plural: nós.

"Este é o sonho, também a sua interpretação, dele diremos na presença do rei." Daniel 2:36. (diremos, é plural! E não era só Daniel que iria falar?)

 “Todavia falamos de sabedoria entre os perfeitos; não com sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam ; mas falamos a sabedoria de Deus ,oculta em  mistério , a qual  Deus ordenou antes dos séculos  para a nossa glória; a qual nenhum dos príncipes  deste mundo conheceu ;porque,se a conhecessem nunca  crucificariam ao SENHOR DA  GLÓRIA”. 1CORÍNTIOS 2.6,7

“...Falamos não com palavras de  sabedoria humana  mas com as  que o Espírito  Santo ensina,comparando as coisas espirituais  com as espirituais, ora, o homem  natural não compreende as coisas de Deus pois lhes parecem loucura...”   1 CORÍNTIOS  2.13      (o apostolo repete varias vezes: falamos, no plural? Porque ele simplesmente não disse: eu falo... Será uma trindade de Paulo? )    

 

De si para consigo

 

Falei comigo mesmo, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; na verdade, tenho tido larga experiência da sabedoria e do conhecimento. Eclesiastes 1:16

 

Salmos 42:11 "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim?

 

Salmos 103.1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo que há em mim, bendiga seu santo Nome!

2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios!…

 

salmos 4.4 Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos.

Lucas 12.19 E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.

I co 14.28 Contudo, se não houver intérprete, permaneça calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus.

 

“Perceberam que esse jeito de falar é muito comum entre os personagens bíblico?”

 

Vejamos mais textos:

 

 

 

O SENHOR falando de si mesmo

 

Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. Gênesis 18:13-14

Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão. Êxodo 20.7

E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades. Êxodo 23:25

 

Ele respondeu: "Aquele que semeou a boa semente é o Filho do homem. Mateus 13:37

O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido. Mateus 18:11

"Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, ele se assentará em seu trono na glória celestial. Mateus 25:31

 

Paulo falando de si

I Co 12.1 É necessário que eu continue a gloriar-me com isso. Ainda que eu não ganhe nada com isso, passarei às visões e revelações do Senhor.

2 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.

3 E sei que esse homem - se no corpo ou fora do corpo, não sei, mas Deus o sabe -

4 foi arrebatado ao paraíso e ouviu coisas indizíveis, coisas que ao homem não é permitido falar.

Deus jurando por si

Porque está escrito:" Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus' ". Romanos 14:11  Isaias 43.23

Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, ...   Hebreus 6:13; Gn 22.16

O Senhor, o Soberano, jurou por si mesmo! Assim declara o Senhor, o Deus dos Exércitos: "Eu detesto o orgulho de Jacó e odeio os seus palácios; entregarei a cidade e tudo o que nela existe".  Amós 6:8

Deus falando consigo

Genesis 2.18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; (eu) far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

Então, qual a dificuldade de se entender estes textos que segui:

Gênesis 1:26 – “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;...  

Gn 3.22 Então disse o Senhor Deus: Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal.

Gênesis 11:7 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.

Isaias 6.8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

 

Mais uma vez repito isto: Falar de si mesmo no plural é muito comum encontra isto nas Escrituras (falar consigo mesmo ou falar de si mesmo). Deus, o nosso Deus falou de forma comum a linguagem dos seres humanos para que pudéssemos entendê-Lo. 

Só existe um Único criador אֶחָד יְהוָה Dt. 6.4  o eterno é 1

 

Genesis 1.1 No princípio Deus criou os céus e a terra.

27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

31 E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. ...

Isaias 45.12 Eu é que fiz a terra, e nela criei o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todo o seu exército dei as minhas ordens.   

João 1.3  Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.

Isaías 44:24: “Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;”

Quando surgiu a ideia da trindade?

Tertuliano de Cartago 155-222, foi proeminente pensador cristão da época (ainda que mais tarde ele mesmo foi considerado um herege pela igreja Romana), ele estabeleceu os fundamentos desse dogma da Trindade herdado de Valentinus de Alexandria c. de 100 – 160 (que mais tarde serviu de base para o credo Atanasiano [Atanásio de Alexandria c. de 296-373] no concílio de Nicéia ano 325.  318 bispos, segundo Atanásio, presentes a reunião; mas, Eusébio de Cesaréia confirma só 250, tão poucos para decidirem questões tão sérias). Resumindo, a doutrina da trindade começa mesmo a ser imposta a partir desse concilio ano 325. Antes desta data essa ideia louca não existia na igreja cristã; o ensinamento comum era o monoteísmo.       

Tertuliano, com o fim de explicar a pré-existência de Jesus, diz que, sendo Jesus da mesma substância do pai, sempre esteve no Pai.  Assim como, sendo nós carnais, nossos filhos são desde que nós somos, pois são da mesma essência que nos forma.  Este conceito é possivelmente da concepção hebraica de que um que posterior pode ter participado das obras daquele que o antecedeu.  As Escrituras afirmam "Levi pagou dízimos na pessoa de Abraão" Hb.7:9.  Isto por ser seu descendente.  Percebo que esta conjectura é forçosa e não justifica a "igualdade" em existência pretendida por Tertuliano.

A ideia da divindade existente em três hypostases (substâncias, naturezas) distinta veio do teólogo gnóstico Valentinus (c. 100-160).  Valentinus é citado como ensinar que Deus (o pleroma, plenitude) existe em forma de três pessoas diferentes, chamados: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Valentinus fundou sua escola em Roma.  De acordo com Tertuliano, Valentinus foi candidato a um cargo de bispo, mas quando não foi escolhido, começou o seu próprio grupo.

Ele publicou no livro intitulado: “Sobre as Três Natures” que Deus é três pessoas. Ele foi o primeiro a ensinar sobre três entidades subsistente ou três pessoas distinta (diferente) Pai, Filho e Espírito Santo. O Deus supremo representando o Pai; O Intelecto. O Filho, o Logos, que se faz homem (não homem de fato, mas só aparência humana) através de Jesus. É através desse Filho que surge a centelha divina que se encontra nos homens espirituais e, o Espírito Santo, que é o princípio divino do tempo, a alma do mundo.

Alguns ensinadores trinitariano atuais, afirmam que Deus é um atributo, um governo que é formado por três poderes; Pai, Filho e Espírito Santo (executivo, judiciário e legislativo). Eles entram em contradições com os próprios ensinamentos!

A realidade

O livro O Apóstolo dos Pés Sangrentos de autoria do reverendo Boanerges Ribeiro, sobre uma experiência de Sadu Sundar Sing. Não é uma teoria, mas uma experiência daquele grande homem que imitou a Cristo em tudo. Publicado:  Ano: 1951 Editora: União Cultural ltda  -  Ano: 1983   Editora: Casa Presbiteriana  -  Ano: 1988 Editora: CPAD

"Houve um tempo que a doutrina da Trindade me deixava confuso. Pensava em três pessoas assentadas em três tronos. Mas tudo se esclareceu numa visão... Ali vi Cristo com seu glorioso corpo espiritual, assentado no trono. Onde quer que fosse sempre O via. Cristo estava sempre no centro - figura que palavras não descrevem. Rosto brilhante como o sol, mas não ofuscante e amigo que com facilidade eu O contemplava. Sorria sempre com sorriso de afeto glorioso. Quando O vi pela primeira vez, tive a impressão que entre nós existia uma antiga união; era como se Ele dissesse sem palavras: "Fui eu quem te criou." Senti com maior intensidade o que me sobreveio quando contemplei meu pai, após vários anos de separação. O velho afeto voltou; senti que fora dele anteriormente. Quando pela primeira vez entrei no céu olhei em torno e perguntei: mas onde está Deus? E alguém respondeu: como na terra aqui também Deus não é visto, porque é infinito. Mas aqui está Cristo, e Cristo é Deus; é a imagem do Deus invisível e somente n'Ele podemos ver Deus, tanto no céu como na terra".

********

O Pai, o Filho e o Espírito Santo, não são três pessoas distintas e sim três manifestações distintas da Divindade. O Deus eterno é Pai na criação e promulgação da lei, e sustentação de toda existência, é Filho na encarnação e na redenção e, é Espírito Santo na regeneração e consolação e santificação. 

Jesus Cristo era o próprio Deus. Ele seria filho ou sujeito a Deus só na encarnação. Ele não é filho na eternidade como afirmam os trinitarianos, pois se fosse dessa maneira, Ele ( Jesus ) teria tido um inicio; teria sido gerado em algum momento na eternidade; por outro lado existiu um momento em que ele não existia; logo não seria Ele ( Jesus ) eterno ou divino e muito menos o pai da eternidade como diz o profeta ou, o princípio e o fim como diz o apocalipse. 

Como Inácio de Antioquia dissera: "Sede sujeitos ao bispo e uns aos outros, como Jesus Cristo está sujeito ao Pai, segundo a carne, e os Apóstolos a Cristo e ao Pai e ao Espírito".  Carta aos Magnésios. 13,2

Portanto, há Um Só Deus e Pai...

Tito 2.13 ...a manifestação da Glória do nosso Grande Deus e Salvador Cristo Jesus, ...

II Pedro 1.1 ... Aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.

Judas 4 ... de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.

I Timóteo 6.15-16 ... Pelo bendito e único Soberano, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores; ...

I Jo 5.20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, Isto é , em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Isaias 44.6 ... Eu sou o primeiro e sou o último, além de mim não há Deus.
Apocalipse 22.13 - Eu sou o Alfa e o Omega...

João 10.30 Eu e o Pai somos um.

31 Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar.

32 Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais?

33 Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.

 

... te fazes Deus a ti mesmo. Os judeus entenderam o que Jesus estava falando, por isso queriam O apedrejar.

 

 

Outra situação em que os trinitarianos apelam.

Ouve, ó Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é um. = אֶחָד׃ יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה יִשְׂרָאֵל שְׁמַע

Eu e o Pai somos um. = εγω και ο πατηρ ἑν εσμεν.

Dizem que as palavras אֶחָד׃ echad em hebraico, e ἑν chen em grego, essas palavras são uma unidade composta. Tanto echad em hebraico é um numeral cardinal, e chenem grego é o adjetivo cardinal 1(um, único); no número 1 não existe nada além dele mesmo!

 

 

Veja a declaração de uma grande denominação no Brasil:

 “Nosso conceito  de trindade  baseia-se nos termos do credo Atanasiano: “que adoremos um deus na trindade, e a trindade na unidade; não confundindo (separando) a substância . Pois existe uma única pessoa do Pai , outra do filho,e outra do Espírito santo. Mas a deidade do pai, do filho e do Espírito santo é toda uma só; a glória é igual e a majestade é co-eterna”. Revista “Defesa da Fé” pag9/no- 8 

 

 

 

Outro texto apresentado em defesa da trindade.

Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela emanou uma voz dizendo: “Este é o meu filho, o amado, nele eu me comprazo” (Mt 3,17)

Isto nada mais é do que: Onipresença, Onipotência, Onisciência; presente no Filho e no universo ao mesmo tempo, no Filho, reconciliando consigo o mundo e ao mesmo tempo governando o universo. Ainda falando com Abraão e ao mesmo tempo livrando a Ló.

Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Jo 1.47,48

Atos 17.22  E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;

23 Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.

24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;

25 Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

26 E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;

27 Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;

28 Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.

A pergunta é: Este Deus desconhecido pra os Atenienses, o qual é o criador de tudo e é a profundidade das riquezas e da sabedoria e nEle nós vivemos, e nos movemos, e existimos, de quem Paulo está falando?  Por acaso não seria o mesmo Deus que comprou a Sua igreja com Seu próprio sangue?

Atos 20.28  Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que Ele comprou com seu próprio sangue.

Isaías 44:24: “Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;”

João 1.3  Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.

 

A história não mente

Sabélio bispo de Pentápolis na Líbia (c. 168-250), Práxeas de Cartago que foi discípulo de Noeto ( c.170-190), Noeto bispo de Esmirna (c.170- 200), Fotino de Sirmio (300-376) e  Marcelo bispo de Ancira (capital da Galácia (c. 315 - 379).  Esses homens foram classificados como hereges pela igreja católica romana (é, a igreja de Roma foi quem disse que eles eram hereges, a qual diz que todos os protestantes ou evangélicos também são hereges), simplesmente porque eles não aceitaram essa doutrina da trindade imposta sob punição; eles foram perseguidos por isso.  Ainda hoje a perseguição continua, não somente pelos católicos romanos, mas também, por aqueles os quais os católicos romanos também os chamam de hereges, os evangélicos.   

Por volta dos anos 180 - 200 d. C., Noeto de Esmirna expôs que Cristo, se Ele é Deus, Ele também é o Pai, porque do contrario Ele não seria Deus, pois só há um único Deus que é o Pai.

Ceferino ou Zeferino (foi bispo de Roma em 199-217  e seu sucessor  Calixto I bispo em 217-222 ( estes dois são chamados pela igreja Romana de anti-papas). Eles, acusaram a Tertuliano e a Hipólito como propagadores de falsas doutrina.  a Unicidade de Deus era a posição majoritária daquela época,  sendo a fé comum dos crentes, e só no IV século foi que impuseram outro ensinamento.

Outro líder cristão chamado Comodiano, ensinou em Roma pouco antes da perseguição de Diocleciano (245-313 d. C.), e escreveu poemas impregnados da encenação  da unidade de Deus.

No ano 385, o Espanhol Prisciliano (aprox. 340 – 385), foi torturado e decapitado e decapitado junto com ele alguns de seus seguidores. A acusação contra Prisciliano era que este no aceitava o dogma de um deus composto por 3 pessoas divinas.

Alguns escritores modernos falam em muitas evidencias de que a doutrina modalista existia entre os priscilianistas (c. 350—c. 700), os euquites (c. 350—c. 900), os bogomilos (c. 900—c. 1400).

Alguns teólogos medievais tiveram que enfrentar acusações por parte das autoridades católicas da época. Por exemplo, Pedro Abelardo (1079-1142), que fundou e dirigiu a Universidade de Paris, foi acusado de sabelianismo. Condenado num sínodo provincial celebrado en Soissons en 1121, teve que queimar publicamente seu livro que apoiava o modalismo e retirar-se para um isolamento.

Alguns grupos de anabatistas, que criam na necessidade do batismo em nome de Jesus dentro do plano da salvação, sustentavam ideias modalistas.

Miguel Servet, médico e teólogo espanhol. Em seus livros De Trinitatis Erroribus (1531), Dialogorum de Trinitate (1532) e Christianismi Restitutio' (1553), questionou a base bíblica e racional da doutrina trinitária. Suas opiniões heterodoxas e sua liberdade de espírito fizeram-no ser perseguido como herege pela Inquisição. Em Genebra foi preso e condenado a morrer na fogueira por negar a Trindade e condenar o batismo infantil (27 de outubro de 1553);

Servet influenciou vários de seus contemporâneos. O estudioso lituano Piotr de Goniadz admitiu a validade de seus argumentos e convenceu uma parte da nascente Igreja Calvinista da Polônia, que formou a chamada Igreja Reformada Menor, mais conhecida como Irmãos Poloneses sobre os postulador antitrinitários. De outra parte, o reformado liberal Sebastião Castellio reprovou duramente Calvino sua intolerância e seus fanatismo e proclamou a liberdade de consciência em assuntos de fé, um princípio que logo foi postulado pela tradição Unitária.

Alguns anos depois, o reformador humanista italiano Fausto Socino (1539-1604) desenvolveu sua própria obra teológica, marcada pelo anti-trinitarianismo e o uso da racionalidade. Para Sozzini, a religião evocava questões que estavam "além da razão" (contra rationem), pelo que os credos deviam concordar com a razão humana. Sozzini encontrou refúgio na Polônia, onde foi recebido pelos Irmãos Poloneses,

Na cidade de Racóvia, próximo à Cracóvia, os Irmãos Poloneses desenvolveram um grande centro de estudos que atraiu numerosos eruditos e intelectuais de diferentes países.

Em 1605, um ano depois da morte de Sozzini, os sozzinianos da Igreja Menor publicaram o catecismo racoviano, resumo das doutrinas de seus mestre e que teve uma grande influência nos anos posteriores na Alemanha, nos Países Baixos e na Inglaterra.

O reformado húngaro Ferenc Dávid havia abandonado o calvinismo para pregar o cristianismo unitário na Transilvânia (região que atualmente se encontra na Romênia), influenciado pelo médico italiano Giorgio Blandrata, seguidor das ideias de Servet. O rei João Sigmundo da Transilvânia aceitou o unitarismo e ditou o primeiro édito de tolerância religiosa da história moderna da Europa, em 1568, para permitir a livre prática religiosa em seu país, incluindo o catolicismo. Este status especial perdurou, com dificuldades por conta da invasão da Transilvânia pela Áustria no século XVIII e o domínio mais ou menos efetivo do Império Austro-Húngaro e, posteriormente da Itália fascista, após a Primeira Guerra Mundial, hoje existe entre os magiares as Igreja Unitária Húngara e Igreja Unitária da Transilvânia na Romênia.

 

Quem é o Homem, Jesus de Nazaré?

Jesus, Homem sem a natureza do pecado, nascido não do desejo humano (homem e mulher), mas de Deus, através do Seu Santo Espírito (o poder ou, virtude do Altíssimo Lc 1.35).  Maria foi um instrumento que o Eterno se utilizou para nela gerar Seu filho (o Homem, Jesus). Este Jesus Santo, o único gerado (unigênito) de Deus, viveu entre os seres humanos e assumiu as piores desgraças que existe na natureza humana (os pecados). Is 53.3-5

Ele veio em forma humana; carne e sangue, não carne e sangue herança do pecado, mas, gerado de maneira milagrosa pelo Espírito Santo.   

Genesis 1.26 Diz: ...façamos o homem à nossa imagem... à nossa semelhança...

Este “à” é uma crase, é a junção de a+a preposição mais artigo; a crase traz a ideia da preposição “para”; [ Uma interpretação interessante...  para nossa imagem...] uma imagem que ELE iria futuramente assumir. Colossenses 1.15 - ELE é imagem do Deus invisível, ... 

Olha só a identidade dELE

Isaias 9.6 ...e se chamará o seu nome: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.,...

יוֹעֵץ פֶּלֶא  (pele yoetz) maravilhoso Conselheiro, Seus conselhos, ensinamento faz milagres.

שָׁלוֹם שַׂר  (sar shalom) Príncipe da paz: Regente, Governante da paz.

גִּבּוֹר אֵל  (El guibor) Deus forte, Herói, vencedor de batalha

עַד אֲבִי  (aviy ad) Pai da Eternidade, Ele é quem gerou a eternidade, Ele é o Pai dela!

Is 7.14. ...e chamará o seu nome Emanuel ( אֵל עִמָּנוּ ).

Imanuel ( אֵל עִמָּנוּ ), são 3 palavras: IM – ANU- EL

Em hebraico.

“IM”  pode ser as preposições: Por , Com, Em

“ANU”  é o pronome:  Nós

“EL”   é o substantivo: Deus

Então o nome Imanuel significa: Deus por nós, ou, Deus conosco, ou, Deus em nós.

 

Ef 4.6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.

João, que era estudioso e tinha um entendimento filosófico, sabia o que estava falando sobre o seu Mestre amado.      

Escreveu: João 1.1 ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ λόγος, καὶ ὁ λόγος ἦν πρὸς τὸν θεόν, καὶ θεὸς ἦν ὁ λόγος.            Transliteração: en archê en hó logos, kai hó logos en prós ton Theón, kai Theós en hó logos. Trad: No principio era a palavra (verbo), e a palavra estava com Deus, e Deus era a palavras.           Tanto a palavra archê quanto a palavra logos se refere ao Senhor Jesus!                                                           

Archê (ἀρχή) significa a fonte, a origem, a raiz de todas as coisas, de onde as coisas surgiram. Além disso, pode ser compreendida como o princípio, que, embora intangível e indemonstrável, provê as condições de possibilidade em tudo.  Ap 3.14 e 21.6

Logos ( λόγος ) significa a razão, palavra, pensamento, compreensão; a partir de Heráclito, o  logos também pode ser interpretado como a razão universal, fixa e imutável que ordena e organiza todas as coisas; o princípio criador, o Ser que cria mundos, vidas e ideias.

O Senhor Jesus é o Archê, a fonte, a origem, o principio de toda criação; Ele é a origem de tudo, tudo nEle surgiu; Ele é a fonte e o principio gerador, tudo nEle começa e tudo nEle se encerra.  Ap 3.14 e 21.6

ELE é o Logos, a razão, palavra, o Ser que cria mundos, vidas e ideias. Tudo foi criado por Ele, nEle e para Ele (Jesus, o logos)! João 1.3. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

No princípio criou Deus os céus e a terra. ἐν ἀρχῇ ἐποίησεν ὁ θεὸς τὸν οὐρανὸν καὶ τὴν γῆν Gênesis 1.1 diz: Deus criou! Não diz: eles criaram. Quem é este Deus que criou tudo no principio( ἀρχῇ = archê)? Resposta: Jo 1.3 ; Rm 11.36 ; At 17.28 ; Fl 4.6

ELE (Jesus) é o todo-poderoso!

Apocalipse 4.8 E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.

Apocalipse 1.8 Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

O Espírito Santo?

... καὶ πνεῦμα θεοῦ ἐπεφέρετο ἐπάνω τοῦ ὕδατος ... הַמָּיִם פְּנֵי עַל מְרַחֶפֶת אֱלֹהִים וְרוּחַ ...E o Espírito de Deus pairava sobre as águas, ou, Deus em Espírito pairava... Resposta: Deus é Espírito, Deus é Santo. Logo, Ele é o próprio Espírito Santo!

João 4.24 Deus é Espírito, ...

Isaías 6.3 ... Santo, Santo, Santo é o SENHOR ...

 1 Pedro 1:15-16 M...Sede santos, porque eu sou santo.

 

 

Deus assumiu corpo, tem alma e espírito?

João 1.14 E o Verbo (Deus era o verbo) se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.                                                                                         Hebreus 10.38  Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. João 4.24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade. 

33. O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!                                       34. Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?                     35. Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?                                        36. Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, eternamente a ele. Amém.

O SENHOR Jesus, Ele é o Pai como Ser Eterno, é o Filho na encarnação e é o Espírito Santo como o Ser invisível que está sempre conosco.

Jo 14.6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.                                                                                                                        7. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.                                                                                                8. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.                                                              9. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?                                        16. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;                                                                                                                              17. O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.                       18. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

Explicando:

Vss. 6 o Senhor Jesus diz, ...ninguém “vem” ao pai... Ele não falou ninguém vai! Ele não direcionou pra outro. Mas, chamou pra Si, ninguém vem!

Vss. 7 Se vocês me conhecesse estaria conhecendo o Pai, mas, vocês já conhece e estão vendo.

Vss. 8,9 Filipe pede: ...mostra-nos o Pai!  O Senhor responde: ...Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? ... como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Vss. 16 Outro consolador para estar com os discípulos para Sempre. Mt 28.20

Vss. 17 Esse consolador é o Espírito da verdade, que o mundo não vê nem conhece, mas os discípulos conhecia porque esse consolador  habitava, morava com eles; e, esse mesmo consolador estaria neles. Quem era que os discípulos conheciam e que morava habitava com eles?

Vss. 18 O Senhor diz: Não vou deixar vocês sem Pai, voltarei pra vocês. Mt 28.20

João 14.23 Eu e o Pai viremos e faremos nele morada! Ele e o Pai só? E o Espírito Santo onde ficaria, de fora? Não é a trindade que faz morada? Ou, não somos nós templo do Espírito Santo? 1 Coríntios 6:19  Se somos templo do Espírito Santo, onde ficaria o Pai e o Filho, de fora?   Ele é o Pai na criação, o Filho na redenção e o Espírito Santo na santificação; único Deus!   

...   δὲ  Κύριος  τὸ  Πνεῦμά...    

...O Senhor é o Espírito...

... μεταμορφούμεθα  ἀπὸ  δόξης  εἰς  δόξαν,  καθάπερ  ἀπὸ  Κυρίου  Πνεύματος..

...transformados de glória em glória na mesma imagem, pelo Senhor, o Espírito.     

2 Co 3.17. Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.                                                                                                                          18. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Senhor, o Espírito.  ARA                                                                                                            2 Co 5.16. Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos mais deste modo. ARA

Atos 17.28. Porque nele (Jesus) vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.....

Efésios 4. 4. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;                                                                                         5. Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;                                                                     6. Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

Colossenses 2.2  ἵνα παρακληθῶσιν αἱ καρδίαι αὐτῶν, συμβιβασθέντες ἐν ἀγάπῃ καὶ εἰς πᾶν πλοῦτος τῆς πληροφορίας τῆς συνέσεως, εἰς ἐπίγνωσιν τοῦ μυστηρίου τοῦ θεοῦ, χριστοῦ,      Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, Cristo,

3. ἐν ᾧ εἰσιν πάντες οἱ θησαυροὶ τῆς σοφίας καὶ γνώσεως ἀπόκρυφοι.                                                     Em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão escondidos.                                                                         

João 1.1 ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ λόγος, καὶ ὁ λόγος ἦν πρὸς τὸν θεόν, καὶ θεὸς ἦν ὁ λόγος.                                                                                                                                                                                      No princípio era o Logos (palavra), e o Logos estava com o Deus, e Deus era o Logos. 

14  καὶ ὁ λόγος σὰρξ ἐγένετο καὶ ἐσκήνωσεν ἐν ἡμῖν, καὶ ἐθεασάμεθα τὴν δόξαν αὐτοῦ, δόξαν ὡς μονογενοῦς παρὰ πατρός, πλήρης χάριτος καὶ ἀληθείας.                                                          E o Verbo carne se fez, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Espírito de Deus ou de Cristo (é o mesmo Espírito)

Romanos 8.9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.                             

Pense muito nisso!