Bart Ehrman X Novo Testamento
Será que Ehrman está certo?
02/05/2016
Em um debate sobre a veracidade do Novo Testamento entre Bart Ehrman e Daniel Wallace em janeiro de 2012. Segundo Ehrman o NT é fruto de cópia, de cópia, de cópia, e de muitas cópias durante muitos anos. Então não há como termos uma tradução confiável.
Fala de Bart Ehrman no debate: “Este debate não é sobre a validade ou importância da bíblia. Eu não estarei argumentando com vocês que se oponham a bíblia e livrem-se. Ao contrario. A posição que irei expor é a posição sustentada por um grande numero de acadêmicos bíblicos, muitos dos quais, são profundamente comprometidos. assim como outros que são cristãos profundamente comprometidos, mas não são acadêmicos bíblicos”. ...
- Ele deveria seguir esse bom exemplo; esses homens tendo o mesmo conhecimento que Ehrman tem e, mesmo assim não negaram sua fé!
...Falou Ehrman: ”Aquela passagem muito famosa: João 1.1 esta passagem, o prólogo de João, tem numerosos temas encontrados em nenhum outro lugar no evangelho de João, ... então muitos acadêmicos acham que João 1.1-18 foi acrescentado”...
- O incrível é que Ehrman dá sempre um ultimato pras questões. A frente mostrarei alguns pais da igreja do 1º e 2º século citando os textos que Ehrman diz não existir.
Ele falou: “A razão é óbvia. As pessoas que copiavam livros na idade média eram monges em monastérios. Eles foram aqueles que nos deram os livros que sobreviveram. ... eles estavam interessados na bíblia, então eles copiaram a bíblia. É por isso que temos milhares desses manuscritos.”
- Segundo Ehrman o que temos de manuscrito é da rapaziada dos mosteiros depois do século 9º.
“Quantos manuscritos do NT nós temos do 1º século cristão? Nenhum. ... quantos temos do começo do 2º século? Isto é, manuscrito que datam até o ano 150 d.c.? nós temos um fragmento.”
Mostra o Papiro 52! “manuscrito muito importante porque é o mais antigo que nós temos. ... único manuscrito que nós temos do começo do segundo século e é só isso.”
“Quantos manuscritos completo nós temos do segundo e terceiro século? Nenhum, zero.”
“...5500 manuscritos, de onde eles são? De quando eles são? ...nossos manuscritos que sobreviveram vem do nono século... 94% vem do nono século.”
“... Nós temos 5500 manuscritos do NT. ...nem dois deles são exatamente iguais nas suas palavras.” Afirmou Bart Ehrman!
- Pra quem não tem conhecimento no assunto, Bart Ehrman é um individuo excepcional, experto no assunto, um gênio, um grande revelador de segredos; mas pra quem é inteirado no assunto, Ehrman é só mais um que mais uma vez repetem as mesmas criticas que a centenas de anos vêm à tona.
Em entrevista a ÉPOCA, Publicado Originalmente em:Revista Época (10/05/2009) Bart Ehrman declarou:
ÉPOCA – O que fez o senhor passar de um fiel cristão a um “agnóstico feliz”? Ehrman – Fui criado na Igreja Protestante e fui um cristão muito ativo por vários anos. Mas eu deixei a cristandade não por conta dos meus estudos históricos sobre a Bíblia, mas por não conseguir mais acreditar que poderia haver um deus no comando deste mundo cheio de dor e sofrimento.
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI72106-15220,00-A+BIBLIA+NAO+TEM+INSPIRACAO+DIVINA.html
Eis o segredo do desequilíbrio de Ehrman, ele não conseguiu entender o que significa Soberania Divina (Isaias 45.7; Filipenses 2.13,14) e as consequências dos pecados da humanidade (Lamentações 3.39; Gálatas 6.7).
Citações do evangelho do Senhor Jesus segundo João que Ehrman afirma não pertencer aos manuscritos originais, (principalmente João 1.1 ) homens de Deus do primeiro e segundo séculos mostrando que há concordância nos textos.
Clemente Romano C. 35-97 discípulo e cooperador de Paulo o apóstolo Fl 4.3...Se Cristo, o Senhor que nos salvou, sendo primeiramente Espírito, se fez carne e nela nos chamou...[ Clemente, II epistola aos coríntios cap.V ]
Inácio de Antioquia (30-107) discípulo de João o apóstolo - Agora o caminho é infalível, a saber, Jesus Cristo. Porque, diz Ele: "Eu sou o caminho e a vida," E este caminho leva ao Pai. Porque "ninguém," diz Ele, "vem ao Pai senão por Mim". [ Inácio Aos efésios IX ]
Porque "a Palavra (logos) se fez carne". Sendo imaterial, esteve em corpo, sendo que não padecia, esteve em corpo sujeito a padecer; sendo imortal, esteve em corpo mortal; sendo vida, tornou-se sujeito à morte... [ Inácio Aos efésios VI ]
...existe apenas um Deus, que Se manifestou por Jesus Cristo, Seu Filho, o qual é o Seu Verbo (logos) eterno; [Inácio aos Magnésios XIII ]
Justino o mártir C. 100-165 ...Jesus Cristo é propriamente o único Filho nascido de Deus, como seu Verbo, seu Primogênito e sua Potência. Feito homem pelo seu desígnio...[ Justino o mártir 1ª Apologia 23.2 ]
... O único a quem com propriedade se chama filho, o Logos que está com Ele, sendo gerado antes de todas as criaturas, quando ao principio criou e ordenou por meio dele todas as coisas... [ Dialogo com Trifon cap. II ]
Irineu de Lyon 130 — 202...Há um só Deus, Pai, não criado, invisível, criador do universo; nem acima d’Ele, nem abaixo d’Ele há outro Deus; que Deus é racional e, por isso, todos os seres foram criados por meio do Verbo; e Deus é Espírito e, com o Espírito, dispôs-Lhe tudo, segundo diz o profeta: "Pela palavra do Senhor, foram estabelecidos os céus, e por obra de seu Espírito, todas as suas potências" (Sal. 32,6). [ Irineu, Demonstração de pregação apostólica cap.V ]
...o Verbo de Deus, Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor, que apareceu aos profetas segundo o desígnio de sua profecia e segundo a economia disposta pelo Pai; por meio d’Ele foi criado o universo. [ Irineu de Lyon, Demonstração de pregação apostólica cap.VI ]
E porque a morte reinava sobre a carne, era preciso que fosse abolida por meio da carne e que o homem fosse libertado de sua opressão. "E o Verbo se fez carne" (Jo. 1,14) para destruir, por meio da carne, o pecado - que, por obra da carne, havia adquirido o poder, o direito de propriedade e domínio - para que não mais existisse entre nós. [ Irineu de Lyon, Demonstração de pregação apostólica cap.XXXI ]
...João, explicando-nos quem era o Filho de Deus que estava junto ao Pai antes que o mundo fosse formado e, por sua mediação, tudo foi criado, disse: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Ele estava, no princípio, com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele e, sem Ele, nada do que foi feito se faria" (Jo. 1,1-3). Desta forma, demonstra claramente que todas as coisas foram criadas por meio deste Verbo, o qual desde o princípio estava com o Pai, isto é, seu Filho. [ Irineu de Lyon, Demonstração de pregação apostólica cap. XLIII ]
Papiros do II século
Os Papiros de Bodmer são um grupo de vinte e dois papiros descobertos no Egito em 1952. Eles foram batizados em homenagem a Martin Bodmer, que os adquiriu. Os papiros contém trechos do Antigo e Novo Testamento, literatura cristã primitiva.
Papiro 66 (P66) contém o Evangelho segundo João, datados do século II, numa tradição manuscrita chamada Texto-tipo Alexandrino. Com exceção de alguns fragmentos.
Papiro 52 (P52 ), é um dos fragmentos mais antigos do Evang. segumdo João.
Papiro 72 (P72 )é a versão mais antiga da Epístola de Judas, I Pedro e II Pedro.
Papiro 75 (P75) é um códice parcial contendo a maior parte de Lucas e João.
Papiro 45 (P45 ) Foi provavelmente criado por volta de 250 no Egito. Contém os textos de Mateus 20-21 e 25-26; Marcos 4-9 e 11-12; Lucas 6-7 e 9-14; João 4-5 e 10-11; e Atos 4-17.
Craig A. Evans, em seu livro “Fabricating Jesus” cita os mais antigos papiros que preservam o evangelho de João. Dentre os citados, dois merecem nossa atenção, pois são significativos em diversas questões textuais relacionadas ao primeiro capítulo do Evangelho de João.
(1) P66 (Papiro 66): Também conhecido como Papiro Bodmer II é datado no início segundo século. Trata-se do mais antigo testemunho textual do Novo Testamento e contém Jo.1.1- 6.11; 6.35b-14.26, 29-30; 15.2-26; 16.2-4, 6-7, 16.10-20:20, 22-23, 20.25-21.9, 12, 17.
(2) P75 (Papiro 75): Também conhecido como Papiro Bodmer XIV e XV é datado no segundo século. É, em geral, concordante com P66 e P45. Originalmente deveria ter tido 144 páginas das quais 102 sobreviveram, ainda que em partes. Ambos os papiros são fundamentais para a crítica textual e são considerados quase decisivos em leituras divergentes no Evangelho de João.
Dr. Daniel B. Wallace : “Temos até 18 manuscritos do segundo século (seis dos quais foram recentemente descobertos e não catalogados ainda) e um manuscrito do primeiro século do Evangelho de Marcos! Ao todo, mais do que 43% dos 8000 versos no Novo Testamento são encontrados nestes papiros. Bart disse explicitamente que a nossa cópia mais antiga de Marcos era próximo do ano 200 d.C, mas isto está incorreto. Ele é do primeiro século. Mencionei este novo manuscrito encontrado e disse a platéia que um livro será publicado pela editora E. J. Brill em cerca de um ano que dá todos os dados. Barth questionou a validade do fragmento de Marcos do primeiro século. Notei que um paleógrafo de classe mundial, cujas qualificações são impecáveis, foi minha fonte. Bart disse que mesmo assim, nós não temos milhares de manuscritos do primeiro século! Este tipo de ceticismo é incompreensível para mim.”
Entre outras coisas, ele argumentou que todos os estudiosos críticos reconhecem que 2ª Coríntios nunca foi escrito por Paulo sob essa forma, que era originalmente duas cartas diferentes que Paulo escreveu que mais tarde foram fundidos em um conjunto. Mas isso não é verdade! Nem todos os estudiosos críticos acreditam que nisso; por exemplo: Raymond Brown argumenta contra isso, como fazem também Carson & Moo, Ellis, Guthrie, e uma série de outros.
O Dr. Wallace não publicou qualquer outra informação a mais com relação a este manuscrito, e questionado por um usuário sobre maiores informações respondeu:
Queria poder dizer mais a você, contudo os domínios acadêmicos deste tipo são frequentemente mantidos em segredo até a publicação. Compartilhei tudo o que me foi dado permissão para compartilhar. Dentro de um ano, a partir de agora, o livro será lançado e tudo será conhecido.
http://www.reclaimingthemind.org/blog/2012/02/wallace-vs-erhman-round-three/
Parte desta informação (papiro de Marcos) é divulgada em um vídeo com Josh McDowell, que esteve envolvido em trabalhar nesta descoberta fantástica e até mesmo no processo de extração dos manuscritos da máscaras da múmia egípcia. https://youtu.be/IKgMIyPaIek
A Revista Live Science
http://www.livescience.com/49489-oldest-known-gospel-mummy-mask.html
Máscara Múmia pode revelar o mais antigo Manuscrito do Evangelho.
by Por Owen Jarus, Ciência Viva Contributor | 18 de janeiro de 2015 04:21
. Esta história foi atualizada às 9:54 am ET em 9 de fevereiro.
A mais antiga cópia de um evangelho - fragmento do Evangelho segundo Marcos que foi escrito durante o primeiro século, antes do ano 90 está previsto para ser publicado.
Atualmente, os mais antigos exemplares sobreviventes dos textos evangélicos datam do segundo século (os anos 101-200).
.Este fragmento do evangelho do primeiro século, foi escrito em uma folha de papiro que mais tarde foi reutilizado para criar uma máscara que era usado por uma múmia. . Embora as múmias de faraós egípcios usavam máscaras feitas de ouro, as pessoas Dado o quão caro papiro foi, as pessoas muitas vezes tinham de reutilizar as folhas que já tinha escrito sobre elas.
O evangelho do primeiro século, é uma das centenas de novos textos que uma equipe de cerca de três dezenas de cientistas e estudiosos está trabalhando para descobrir, e analisar, usando esta técnica de descolamento das máscaras, disse Craig Evans, professor de estudos do Novo Testamento Acadia Divinity em College em Wolfville, Nova Scotia.
"Estamos recuperando documentos antigos do primeiro, segundo e terceiro séculos. Os documentos não apenas cristãos, não apenas os documentos bíblicos, mas textos gregos clássicos, documentos comerciais, vários papéis mundanos, cartas pessoais", disse Evans a Ciência Viva.
Os documentos incluem textos filosóficos e cópias de histórias pelo poeta grego Homero. [ See Images of Early Christian Inscriptions and Artifacts]
Os estudiosos que trabalham no projeto tem que assinar um contrato de confidencialidade que limita o que eles podem dizer publicamente.
Há várias razões para este acordo.
Uma delas é que alguns dos proprietários desses máscaras simplesmente não quer ser conhecido, disse Evans.
"Os estudiosos que estão trabalhando neste projeto tem que honrar o pedido dos museus, universidades, proprietários privados, assim por diante."
Evans disse que a única razão pela qual ele pode falar sobre o evangelho do primeiro século antes de ser publicado é porque um membro da equipe de vazou algumas das informações em 2012. Evans teve o cuidado de dizer que ele não está dizendo a Ciência Viva nada sobre o primeiro evangelho que já não tenha sido divulgada.
Logo após o vazamento de 2012, a especulação cercado os métodos que os estudiosos usados para descobrir a idade do evangelho.
Evans diz que o texto foi datado através de uma combinação de datação por carbono 14, o estudo da caligrafia no fragmento e estudando os outros documentos encontrados junto com o evangelho.
Estas considerações levaram os pesquisadores a concluir que o fragmento foi escrito antes do ano 90. Com o acordo de confidencialidade em vigor, Evans disse que ele não pode dizer muito mais sobre a data do texto até o papiro é publicado.
Embora o fragmento do evangelho do primeiro século é pequena, o texto irá fornecer pistas sobre se o Evangelho de Marcos mudou ao longo do tempo, disse Craig Evans.
Delírio de Ehrman
“Há alguns anos atrás nós tínhamos um pedaço do Evangelho de Pedro que não sabíamos bem o que significava. Era um fragmento do tamanho de um cartão de crédito. No século passado foi descoberta uma cópia maior, com páginas do texto. Eles compararam aquilo que tinha naquele evangelho com aquilo que foi encontrado recentemente,...” (e Ehrman diz em seu livro:) ‘ficou claro que o Evangelho de Pedro foi bem preservado’.
Isso com duas cópias, uma do tamanho de um cartão de crédito e outra com algumas páginas. Ou seja: para Ehrman, o Evangelho de Pedro foi bem preservado – com poucas evidências – mas o Novo Testamento, repleto de evidências (mais de 5 mil), foi ‘mal guardado’!” Isso é uma piada não?
As famosas variantes
Bart Ehrman e seus coniventes, trabalham em cima dessa ideia: Existem 400 mil variantes no NT isso é mais que o dobro de palavras que existem no NT que é de 138 mil.
Frase de Ehrman: " Existem mais diferenças entre os manuscritos do que palavras no NT".
Isso é festejado pelos seguidores de Ehrman, como a prova irrefutável da inutilidade do NT.
Vamos entender:
Supondo que exista 400 mil, essas variantes podem ser categorizadas em quatro tipos:
• 1º Leitura e grafia absurdas
• 2º Alterações que não podem ser traduzidas, sinônimos
• 3º Variantes significativas que não são viáveis
• 4º Variantes significativas e viáveis
Explicando:
Leitura e grafia absurdas são a grande maioria, representando pelo menos 75% de todas as variantes. A variante mais comum é o que é chamado de " ν " nu-móvel (que é um igual ao nosso “n”) no final de uma palavra antes de outra palavra que começa com uma vogal. Essas diferenças de ortografia são fáceis de serem detectadas pelos estudiosos. Elas realmente não afetam nada. Então as diferencia de ortografia são as que aparecem em maior numero 75% isso baixa o suposto numero de 400 mil para 100 mil variantes.
O segundo maior grupo é o de mudanças que não podem ser traduzidas e sinônimos são c. 15%, também não afetam o significado do texto. Frequentemente, a ordem das palavras no texto grego é alterada de manuscrito a manuscrito. No entanto, a ordem das palavras em grego é muito flexível. Para a maior parte, a única diferença é em ênfase, não significado.
O terceiro grupo é o de variantes significativas apenas 9% que não são viáveis. Por "viável" quero dizer uma variante que pode ser um bom caso para retratar a redação do texto original. Este, o terceiro maior grupo, embora envolva variantes significativas, não tem credibilidade. Por exemplo, em Lucas 6.22, se lê "Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem." Mas um manuscrito do século 10/11 (códice 2882) não possui as palavras "por causa do Filho do Homem." Isso é uma variante muito significativa, uma vez que parece dizer que uma pessoa é abençoada quando ela é perseguida, independentemente da sua fidelidade a Cristo. No entanto, encontra-se apenas em um manuscrito, e em um manuscrito relativamente recente. Ele não tem chance de refletir a redação do texto original, uma vez que todos os outros manuscritos são contra, inclusive alguns poucos que são muito mais antigos.
A menor categoria, de longe, é a última categoria: variantes significativas e viáveis. Estes compreendem menos de 1% de todas as variantes textuais. No entanto, mesmo aqui, nenhuma crença cardeal está em jogo. Essas variantes afetam o que uma passagem particular ensina e, portanto, o que a Bíblia diz naquele lugar, mas elas não prejudicam crenças essenciais.
- Bart D. Ehrman, em suas entrevistas, debates, e na obra “O que Jesus disse? O que Jesus não disse? + Quem mudou a Bíblia e por quê ” Diz que: Alguns textos do Novo Testamento foram alterados, isto é, estão diferentes do original - inclusive - cita alguns exemplos.
- Mas como é que ele diz isso, sendo que ele mesmo afirma que não existem os originais? Aliás, ele afirma que é impossível saber como eram os originais.
- Ehrman afirma também que houve alterações no original; mesmo ele declarando não existir os originais! Como ele pode fazer tal afirmação sobre algo que (se sengundo ele) não existe? Bart Ehrman parece desdenhar do entendimento de seus leitores.
“Bart Ehrman vê em Bruce M. Metzger um mentor, pai e inspirador”
As traduções de textos bíblicos, a menos que indicado de outra forma, são minhas. Eu dediquei este livro para o meu mentor e "Doutor-pai", Bruce M. Metzger, que me ensinou o campo e continua a inspirar-me no meu trabalho. [Misquoting Jesus - Agradecimentos - Acknowledgments]
Bruce me convenceu de que eu deveria considerar e tornar-me um Cristão "sério e dedicar-me completamente à fé cristã. Isto ignificava estudar as escrituras em tempo integral no Moody Bible Institute, que, entre outras coisas, envolveria uma mudança drástica de estilo de vida. [Misquoting Jesus - pág. 4]
Olha só o que declararam Bruce Metzger e Bart Ehrman:
“After extended study, he came to the conclusions that the variant readings were fewer in number than might have been expected and that they did not shake any article of evangelic doctrine.
Após um longo estudo, se chegou às conclusões de que as variantes nas leituras são menos numerosas do que se poderia esperar; e que não abalaram nenhum artigo da doutrina evangélica.”
[ The Text of the New Testament: Its Transmission, Corruption, and Restoration - Capitulo 3 - Página 158 - 4ª edição Bruce Metzger e Bart Ehrman ]
O NT tem uma precisão de 99,5% de originalidade, é de longe o melhor que todos os documentos antigos.
Esta é outra citação de Bart Ehrman no livro "cristianidade perdida" em que ele discute o tema da reconstrução dos originais:
“In spite of the remarkable differences among our manuscripts, scholars are convinced that we can reconstruct the oldest form of the words of the New Testament with reasonable (though not 100 percent) accuracy.
Apesar das notáveis diferenças entre nossos manuscritos, os estudiosos estão convencidos de que podemos reconstruir a forma mais antiga das palavras do Novo Testamento com uma exatidão razoável (embora não 100%).”
[ Bart Ehrman - Lost Christianities Página 221 - OXFORD UNIVERSITY PRESS – 2003 ]
Olha outras declarações de Bart Ehrman
“Muitas das mudanças encontradas nos primeiros manuscritos cristãos nada tinham a ver com teologia ou ideologia. A maioria das mudanças é, de longe, resultado puro e simples de erros – escorregões da pena, omissões acidentais, acréscimos despercebidos, palavras mal grafadas, bobagens desse tipo.”
[O que Jesus disse? O que Jesus não disse? + Quem mudou a Bíblia e por quê”. pág. 65]
“Crenças essenciais cristãs não são afetadas por variantes textuais na tradição dos manuscritos do Novo Testamento”. EHRMAN, Bart. (apêndice do Livro “Misquoting Jesus”)
Na época de Tertuliano ainda era lido os manuscritos originais!
“ Come now, you who would indulge a better curiosity, if you would apply it to the business of your salvation , run over the apostolic churches , in which the very thrones of the apostles are still pre-eminent in their places, in which their own authentic writings are read, uttering the voice and representing the face of each of them severally.
Ora, vós, que terias uma melhor pesquisa, se quisestes aplicá-la aos negócios da vossa salvação, percorrei as igrejas apostólicas, nas quais os mesmos tronos dos apóstolos são ainda proeminentes em seus lugares, Escritos autênticos (originais) são lidos, pronunciando a voz e representando a face de cada um deles separadamente. ”
[ Tertuliano - Prescrição contra os heréticos - capitulo 36 cerca do ano 208 DC ]
Tertuliano também atesta o seu direito às Escrituras originais do Novo Testamento
“I hold sure title - deeds from the original owners themselves,... I am the heir of the apostles . Just as they carefully prepared their will and testament, and committed it to a trust, and adjured ..., even so do I hold it. Eu tenho os verdadeiros registros originais desde os próprios donos,… Eu sou herdeiro dos apóstolos. Assim como eles prepararam com cuidado o seu testamento e o outorgaram a uma custódia…,do mesmo modo eu a retenho.”
[ Tertuliano - Prescrição contra os heréticos - capitulo 37 cerca do ano 208 DC]
Irineu de Lyon em Contra os hereges:
“E insistiram em que tinham recebido uma tradição pura. Assim Irineu disse que a doutrina dos apóstolos havia sido entregue através da sucessão de bispos, sendo guardada e preservada, sem qualquer alteração das Escrituras, sem permitir nem acréscimos nem diminuições, envolvendo leitura pública sem falsificação” (Contra os Hereges IV. 32:8).
Desde o início ainda nos primeiros séculos da igreja cristã, alguns dos manuscritos do Novo Testamento foram sendo reconhecidos. Clemente de Roma (c. 30-101) mencionou ao menos oito livros do Novo Testamento. Inácio de Antioquia citou sete livros (c. 67-110). Irineu de Lion mencionou 21 livros (c. 125-202). Hipólito se Roma citou 22 livros (c. 170-235). O Cânon Muratoriano, que foi compilado em 170 d.C. incluiu todos os livros do Novo Testamento, exceto Hebreus, Tiago e III João. [Apesar de ser consensual datar o manuscrito como sendo do século VII, ele é cópia de um texto mais antigo, datado como tendo sido escrito por volta do ano 170, já que nele é referido o Pastor de Hermas]
Com toda certeza ao passar dos anos outros documentos serão encontrados e haverá muitas provas, maiores do que as que já existem sobre esse assunto. E sendo assim, tanto Bart Ehrman como qualquer outro, ficarão sempre classificados entre aqueles que não passaram de vultos como inimigos das verdades Divinas.
O Senhor Jesus te abençoe maravilhosamente!
Tudo isto em nada altera a verdadeira fé cristã nem tira a inspiração das Sagradas Escrituras; nenhum acréscimo em nenhum tempo poderá desfazer a verdade do Senhor Jesus!.
Cordialmente: Aldrain Lima