Na casa do meu Pai - o que quer dizer?
Resumo do estudo escola bíblica, abril 2012
O que estes textos têm em comum?
João 14.1-3 ; Salmos 46.4 ; Apocalipse 21.2,3,9,10
É corrente a ideia que principalmente o texto de João 14, onde está escrito: “Na casa de meu Pai há muitas moradas.” Este texto é interpretado como se o Senhor Jesus estivesse falando sobre o céu. “Que a casa do Pai neste texto é o céu”! Esse é um entendimento errado do texto; vejamos:
Jo 13.33 Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco; buscar-me-eis, e o que eu disse aos judeus também agora vos digo a vós outros: para onde eu vou, vós não podeis ir.
Jo 14.1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
As perguntas são: Aonde o Senhor Jesus foi preparar lugar para os seus servos? Aonde ELE estava indo que os seus servos não podia ir? De onde ELE voltaria para recebê-los como seus?
A resposta é muito óbvia: ELE iria para o calvário, sacrifício, preparar lugar para salvação deles, e, voltaria na ressurreição para recebê-los; E assim foi!
Mas, a casa do Pai que existe muitas moradas o que significa?
Leiamos os versículos que segue
Salmos 46.4 Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
Apoc. 21.2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.
3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
9 Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro;
10 e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus,...
João 13.33 ; 14.1-3 ; Salmos 46.4 ; Apocalipse 21.2,3,9,10
Estes textos se harmonizam de maneira maravilhosa. Eles tratam e mostram definições que não são vistas por muita gente, como:
A casa do Pai (que há muitas moradas)
O santuário (das moradas do Altíssimo)
O tabernáculo de Deus (com os homens)
A cidade santa, A nova Jerusalém (a noiva, a esposa do Cordeiro, ataviada e adornada para o Esposo)
A cidade de Deus
Prestou atenção no artigo que define as figuras, que simbolizam a igreja do SENHOR?
Logo: a casa do Pai, o santuário, o tabernáculo, a cidade santa, a cidade de Deus é símbolo da noiva de Cristo, a igreja.
Então: a casa do Pai é única mas tem muitas moradas; as moradas são os fiéis, membros da igreja, corpo de Cristo.
O santuário é único, mas, é das moradas do Altíssimo; as moradas são os? ...
O tabernáculo de Deus é único, mas, os homens estão dentro dele e é aí onde Deus habita.
O SENHOR habita nas moradas que está na casa do Pai. Jo 14.2
O SENHOR habita nas moradas que está no santuário do Altíssimo. Sl 46.4
O SENHOR habita nos homens que estão no tabernáculo de Deus. Ap 21.3...
João 14.23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. “Amem!!!!”
A nova Jerusalém citada no apocalipse não será uma cidade que irá descer do céu; ela é a igreja de Cristo, a esposa do Cordeiro Ap. 21.2, 9, 10 ela é preciosa (ouro, cristais, jaspe, safira, esmeralda, etc. O que existe de mais precioso) sem defeito (cidade quadrada ), está protegida e governada por Deus ( os muros, e o numero do governo de Deus, 12 ).