Criar um Site Grátis Fantástico

NOVO NASCIMENTO O QUE É ?

NOVO NASCIMENTO O QUE É ?

                    Nascer de novo... O que significa isso?

06/07/2012

João 3:1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.

João 3:2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

João 3:3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

João 3:4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?

João 3:5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus...

João 3:9 ...Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus:

João 3:10 Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?...

Novo nascimento:

Pra algumas pessoas isso significa começar: a ler a bíblia, cantar alguma musica que fale o nome Deus ou Jesus, orar, frequentar uma igreja, deixar de fazer algumas coisas... Acreditam que: em fazendo isso, nasceram de novo.

Que pena! Ainda não entenderam o evangelho nem a graça de Deus ou novo nascimento. O novo nascimento é o inicio de uma verdadeira vida Cristã, tudo aí começa, nova vida em Cristo, em Deus, de Deus, em nós. ... se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

O que é o novo nascimento?

Se não reconhecermos que somos miseráveis pecadores, desesperadamente carente da misericórdia, do perdão, da graça de Deus; nunca provaremos o novo nascimento.

Tudo começa quando Ele se revela ao pecador. Mateus 11:27 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Convencido pelo Espírito Santo João 16:8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo... 

Guiado por Deus a Cristo João 6:44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; ... João 6:45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.

Aprendemos que:

Para nascer de novo temos que receber a revelação ou, o entendimento vindo de Deus e sermos guiados por Ele a Cristo; pois o homem natural por si só não se submete ou, não decide por si mesmo servir a Deus.

Romanos 8:7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.

I Coríntios 2:14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Logo o novo nascimento é produzido por Deus e não pela vontade do homem (da carne) João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;

João 1:13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Quem imagina ter o novo nascimento simplesmente porque é um religioso praticante, está totalmente enganado!


Voltemos ao texto inicial!

Quem era Nicodemos?

Um fariseu! O que era um fariseu como Nicodemos?

Era um homem extremamente religioso, dava o dizimo de tudo o que ganhava, ajudava os necessitados (dava esmola), jejuava duas vezes por semana, era zeloso das coisas sagradas, mestre (doutor) da lei, segundo a justiça da lei era irrepreensível... Nem todos os fariseus eram hipócritas. Ex. Nicodemos, Paulo, José de Arimatéia e outros.

Se tivéssemos que qualificar um homem assim, diríamos: É um homem justo, um exemplo, um verdadeiro servo de Deus! Quantos hoje conseguem ter as qualidades de um fariseu?  Qual o grupo religioso de hoje que não queria ter membros com essas qualidades?

Mas o Senhor Jesus mesmo sabendo de tudo isso disse: João 3:3 ...se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

João 3:7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. Imagine: Se uma pessoa que é dizimista, faz orações a Deus, canta louvores, jejua até duas vezes por semana, é zeloso e mestre na palavra, e ainda assim Jesus diz que é necessário nascer de novo, então, o que é nascer ou, um nascido de novo?

 

 1º Nascer de Deus

 É receber a revelação, o entendimento, que é um pecador morto em delitos e pecados, e que precisa urgentemente, desesperadamente do perdão e regeneração de Deus; recebendo a Cristo como Senhor de suas vidas.

Lucas 18:13  O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

 

 

 Romanos 7:15  Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.

 Romanos 7:18  Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.

 Romanos 7:24  Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7:25  Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor...

 Efésios 2:1-3 Ele vos(nos) deu vida, estando vós(nós) mortos nos vossos(nossos) delitos e pecados, nos quais andastes(andávamos) outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

 

2º Vivendo como nascido de Deus

1 João 3:9 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.

Colossenses 3:5,6 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

1 Pedro 2:1 Deixando, pois, toda maldade, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,...

Romanos 12:1-2 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

2 Coríntios 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Se as coisas antigas (pecados, erros passados) continuam sendo praticadas, então não somos novas criaturas, não nascemos de novo.

O que é está em Cristo? João responde:

I João 2:6 Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou. Então está em Cristo, é andar como Ele andou. É ser verdadeiro, sincero, honesto, misericordioso, amoroso, fazendo o bem a todos...

O próprio Senhor Jesus nos dar um conselho seríssimo como advertência: Mateus 5:20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.

 

Lembrando da justiça dos fariseus

Alguém pode alegar:

Sou religioso!   Os fariseus também.

Eu louvo a Deus!  Os fariseus também.

Eu oro!   Os fariseus oravam de duas a três vezes por dia.

Dou o dizimo! Um fariseu dava o dizimo de tudo o que ganhava.

 Ajudo os necessitados!  Os fariseus também.

Jejuo! Os fariseus duas ou mais vezes por semana.

Sou zeloso das coisas sagradas! Os fariseus também.  

Sou pregador avivalista! Nicodemos era muito mais, era mestre (doutor) da lei; segundo a justiça da lei um fariseu era irrepreensível.

Isso não prova que alguém nasceu de novo; muitos no dia do juízo apresentarão lista semelhante e até maior, mas serão reprovados.

Mateus 7:21  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Mateus 7:22  Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?

Mateus 7:23  E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

Todo o trabalho será agradável a Deus se o fizermos em obediência a sua vontade; como um verdadeiro nascido de novo.

1 Samuel 15:22  Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

Salmos 51:17  Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

Romanos 8:14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Não são nascidos (filhos) de Deus os que são guiados pela própria vontade ou habilidade humana, mas sim os que são guiados, dirigidos pelo Espírito Santo. Nascido de novo são aqueles que: não querem ser a estrela, não mentem em nome de Deus (em nome de Jesus), não tem prazer no erro, não se gloria na tristeza de outrem... Antes, faz tudo pra glória de Deus.

Mateus 5:16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.

1 Coríntios 10:31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.

 

 

Romanos 11:33  Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

Romanos 11:34  Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?

Romanos 11:35  Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser recompensado?

Romanos 11:36  Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!

 

 

Um grande abraço na paz do SENHOR JESUS, Deus te abençoe!

 

Aldrain Lima