Presbíteros ou Bispos e Diáconos

Presbíteros ou Bispos e Diáconos

Você sabia que nos primeiros anos da igreja só existiam duas funções Eclesiásticas?

Pois é! Só existiam os Bispos ou Presbíteros e os Diáconos.

Nos textos que usam pra defender outros títulos como eclesiásticos: 1 Coríntios 12:28 ao 30 e Efésios 4:11. Esses textos não falam de ordenação eclesiástica e sim de dons dado pelo Espírito Santo. Em 1 Co 12 o capitulo inteiro fala de dons, e em Efésios 4 a mesma coisa (veja Ef 4:8). Percebeu que nestes textos não cita Presbíteros(Bispos), nem Diáconos?

Porque Bispos e Diáconos são as únicas funções eclesiásticas ordenadas, não são dons. 1ª Tm 3:1 ao 10

Os apóstolos (enviados) de Jesus eram Presbíteros e Bispos da igreja de Cristo. Veja como Pedro e João se apresentam:

“Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada:
pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;... 1 Pedro 5:1,2”
“O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade,... 2 João 1:1”
“O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade. 3 João 1:1”

Os apóstolos de Jesus eram os Presbíteros e pastoreavam a igreja; entendeu?
Apóstolo = enviado ou mensageiro
Bispo = superintendente
Presbítero = supervisor, ancião

Eram os Bispos(presbíteros) que pastoreavam a igreja: leia: Atos 11:29,30; Atos 20:17,28 e 21:18; 1ª Pedro 5:1-2; 1ª Timóteo 3:1-5 e 5:17; Tito 1:5-9; Tiago 5:14 Bispos e Presbíteros não são dois ofícios diferentes, e sim duas palavras que descrevem aspectos diferentes de uma mesma pessoa.

Apóstolo, profeta, pastor, mestre, operador de milagres, evangelista... Tudo isto são dons do Espírito Santo; Não é oficio eclesiástico. Você pode receber de Deus o dom de pastor (pastorear, cuidar de pessoas) e não ter nenhum ofício eclesiástico ordenado; semelhantemente os outros dons.

O que a Bíblia registra como dons, transformaram em status, em títulos, em profissão... Eis um porquê de tantos escândalos.

Você já viu alguém que faz parte em algum ministério com o titulo de “Profeta ou de Mestre, ou de Operador de milagres?” Acredito que você nunca viu!

Não vejo problema em alguém querer ser chamado de apóstolo ou pastor, só não venha dizer que é um “dom ministerial”, um oficio eclesiástico ordenado na igreja de Cristo, pois isso não tem apoio nas Sagradas Escrituras.