A estória de Néscio
A Estória de Néscio
Certo soberano, dominador poderoso, governava com amor e justiça seu reino. Ninguém ousava enfrentar-lhe, nenhum outro reino subsistia contra sua vontade; ele destruía e reconstruía tudo segundo seu querer, o que ele determinava ninguém podia impedir.
Havia também certo plebeu, seu nome era Néscio, ele desafiava a autoridade do soberano dizendo: Aqui ele não manda, não ordena, não faz nada, pois quem decide aqui sou eu (afirmava Néscio)!
O soberano rei ficou muito triste, pois se sentia incapaz frente às afirmações de Néscio. Ainda que desejando fazer mudanças para o bem do próprio Néscio, mesmo assim sentia-se impossibilitado; ele queria libertar Néscio da miséria, da perdição, da destruição; pois ele sabia que Néscio não entendia a realidade.
O soberano rei que tinha autoridade sobre todos os seus servos e até sobre seus inimigos, tornava-se impotente diante de Néscio, pois Néscio tinha o livre arbítrio. E Néscio o destituía de seu poder afirmando frequentimente: aqui quem manda sou eu, quem escolhe sou eu, quem decide sou eu! Os inimigos do rei lhe pediam permissão para executar qualquer coisa; Néscio impedia o soberano de fazer.
Quem teria igual coragem como a de Néscio, de afrontar o soberano rei? Néscio dizia: eu tenho o livre arbítrio, eu é que escolho e decido o que o soberano deve fazer, ele não escolhe e nem decide nada sobre mim. Sua soberania não existe pra mim; eu decido! Afirmava Néscio.
Você acredita que alguém pode impedir o soberano rei de fazer sua vontade?
O livre arbítrio acredita!
Nunca confunda livre arbítrio com livre vontade. Pois quem tem livre arbítrio é Deus, somente Ele!
O ser humano tem livre vontade e essa vontade livre é limitada pois está escravizada a sua natureza pecaminosa.
Enquanto ele não receber a revelação de Deus e a libertação em Cristo Jesus, o pecado sempre terá domínio sobre ele. Sempre será controlado por suas afeições, desejos terrenos e carnais, que por consequência tudo isso é contra a vontade Divina.
Tiago 1.14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
Romanos 8:7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
1 Coríntios 2:14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Se há um Deus Criador de tudo, Dominador de tudo, Rei sobre tudo e Soberano acima de tudo, onisciente, onipresente e onipotente, em tão o Néscio está errado. Mas se o Néscio está certo, então esse Deus com todos esses atributos não existe.
Salmos 14.1-3 e 53.1-3
1 - Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.
2 - Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus.
3 - Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Soberania, Livre Arbítrio só Deus tem!
Deut. 32.39 – Jó. 40.1-4; 42.2 – Is. 40.13,14
Is. 43.11-13 – Rm. 9.19-21; 11.33-36 – Fl. 2.13...
Um grande abraço na paz do Senhor Jesus!
Aldrain Lima