Pense comigo! livre arbítrio?
Vamos pensar?
Pensando bem com Dinho Lima
O ser humano tem o livre arbítrio ou é escravo do pecado(da condenação) e precisa ser livre?
Se ele tem o arbítrio livre, então ele pode criar, destruir, decidir o que quiser, pois é livre e não tem conta a prestar pra nada nem pra ninguém.
Isto é o que significa a expressão “livre arbítrio”.
Mas, quando qualquer um de nós erramos, somos penalizados pelos nossos erros; pelas Leis humanas ou pela Lei Divina. Então se temos que pagar pelos nossos erros, logo não temos liberdade de fazer a nossa vontade própria. Somos dirigidos a obedecer regras, costumes e leis para não sofrermos punições. Dá pra perceber que só fazemos ou deixamos de fazer aquilo que nos é permitido; aquilo que está ao nosso alcance.
Isso é nossa liberdade de escolha; precisamos de opções pra fazer ou decidir algo. Mesmo com as opções que temos, algumas vezes somos impedidos de realizar nossos desejos; ou por razões superiores, ou por situações, ou por Deus...
“Só Deus, somente Ele faz o que quer; somente Ele tem o livre arbítrio!”
Como o ser humano tem o livre arbítrio se já nasce com a natureza pecaminosa? Salmos 51:5 E por causa dessa natureza pecaminosa somo destinados a ira, filhos da ira (da condenação)? Efésios 2:3 Alguns sempre dizem: “O ser humano escolhe ser salvo ou condenado...”
Esse ensino está errado! Não precisamos escolher nossa condenação; a nossa natureza pecaminosa já nos condena. Por isso precisamos ser salvo da punição eterna. E quem nos tira, nos livra dessa condenação - que é nossa! Quem nos salva é Deus em Cristo Jesus! Efésios 2:8 e Colossenses 1:13...
Pense comigo! “Se o ser humano tem o livre arbítrio pra escolher ou decidir, por que então o Senhor Jesus disse que precisávamos ser livres? João 8:32,36”
Será que Jesus se enganou em querer livrar a quem já era livre, a quem já tinha o livre arbítrio?
2 coisas: Ou Jesus não sabia que o ser humano tinha o livre arbítrio, ou os seres humanos continuam enganando-se e sendo enganados; iguaizinhos aos judeus da época de Jesus que pensavam que eram livres. João 8:33,34
A realidade é: “Ninguém é livre pra fazer o que quer; ou o ser humano faz o que agrada a Deus, ou, faz o que agrada o satan...”